A quarta-feira, 9 de novembro, foi de muita tristeza no ambiente artístico. Após o anúncio da morte da cantora Gal Costa, de 77 anos, um ícone da cultura popular também nos deixou. Morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o ator, cantor, músico e apresentador Rolando Boldrin, de 86 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Boldrin tinha mais de 60 anos de carreira e sua história artística confunde-se com a história da televisão brasileira. Nos últimos 17 anos, comoandou o programa Senhor Brasil, na TV Cultura de São Paulo. O apresentador tornou-se, ao longo do tempo, um dos nomes mais respeitados quando o assunto é cultura popular. Dono de uma memória invejável, o também ator e compositor é nome fundamental no resgate e na valorização da música caipira de raiz. Na televisão, ainda apresentou os programas “Som Brasil” na Rede Globo, “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, esteve à frente do “Sr. Brasil” desde 2005.
Trajetória de sucesso
Sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nasceu em 22 de outubro de 1936. Saído do interior de São Paulo, da cidade de São Joaquim da Barra, ele virou ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas no Brasil inteiro e até no exterior, e tornou-se compositor, cantor e apresentador. Aos 16 anos, Boldrin sai de São Joaquim da Barra, onde nasceu em 22 de outubro de 1936, rumo a São Paulo.
Entra no mundo das artes pelo rádio, a partir de 1958, trabalhando como figurante em radionovelas. Aos 22 anos, faz teste na TV Tupi e inicia sua carreira com pequenos papéis. Nos anos 1950, começa a atuar em novelas, como ‘A Muralha’, na Record. Foi o primeiro ator a interpretar o icônico personagem Odorico Paraguaçu, de ‘O Bem Amado’, em 1960.
Chega ao cinema e faz os longas ‘Doramundo’ (1978), ‘O Tronco’ (1999) e ‘O Filme da Minha Vida’ (2017). Em 1981, Boldrin mostrou ao País o que era cultura popular, ao comandar o ‘Bem Brasil’, na Globo. Finalmente, em 2005, chega à TV Cultura e continua sua empreitada pela cultura brasileira com o programa ‘Sr. Brasil’ até o fim de sua vida.
Mín. 14° Máx. 25°