A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realiza, nesta quinta-feira (10), o Congresso Técnico do Campeonato Gaúcho de 2023, às 11h, na sede da entidade, em Porto Alegre. A reunião vai contar com representantes dos 12 clubes participantes da competição estadual. O presidente do Esportivo, Leocir Glowacki, deve representar o clube alviazul no congresso, que vai definir a fórmula de disputa do campeonato.
A reunião com os clubes estava marcada para esta terça-feira (8), no entanto a FGF adiou o encontro para a próxima quinta-feira (10). O Gauchão de 2023 deverá iniciar a partir do dia 15 de janeiro, estendendo-se até o dia 9 de abril, totalizando, desta forma, 16 datas disponíveis conforme o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Gauchão do próximo ano vai marcar o retorno do Esportivo na elite do futebol gaúcho. Essa será a 45ª edição do Gauchão que o Esportivo disputa em sua história. A última participação ocorreu recentemente, em 2021, quando o alviazul terminou na penúltima colocação e foi rebaixado à Divisão de Acesso. Neste ano, o clube se reergueu e retornou à primeira divisão com o tetracampeonato da Série A2 do Campeonato Gaúcho.
O campeonato terá a participação de 12 equipes. Além do Esportivo, disputam o título estadual o Grêmio, atual campeão, Internacional, Ypiranga, Caxias, Juventude, Brasil de Pelotas, Avenida, São José, Aimoré, São Luiz e Novo Hamburgo.
Mín. 13° Máx. 29°