Saúde Cuidados
Novembro Azul: Menos preconceito e mais cuidado preventivo com a saúde masculina
No Brasil, a estimativa é de 60 mil novos casos de câncer de próstata registrados, em média, por ano.
08/11/2022 14h14 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira Fonte: Exata Comunicação

O homem deve cuidar da saúde todos os dias, e não apenas no ‘Novembro Azul’ – mas a campanha é um excelente alerta para incentivar os cuidados preventivos no combate ao câncer, especialmente o de próstata.

No Brasil, a estimativa é de 60 mil novos casos da doença registrados, em média, por ano. Reduzir esses números é um desafio diretamente relacionado à adoção de rotinas saudáveis, que ajudam a prevenir não só essa, mas muitas outras doenças. “Hábitos relacionados a dormir bem, alimentação saudável, evitando o tabagismo e o consumo de álcool, são recomendações para que qualquer pessoa tenha boa saúde. No Novembro Azul, busca-se alertar, especialmente o público masculino, para a prevenção ao câncer de próstata”, disse o urologista Nury Jafar Abboud Filho.

“O câncer de próstata é o mais comum nos órgãos internos do homem, e entre todos os tipos, é o segundo mais comum, só perdendo para o câncer de pele. Em termos de letalidade, é o segundo câncer que mais mata os homens, ficando atrás do de pulmão que, invariavelmente, é provocado pela prática do tabagismo”, afirmou. 

Nesse contexto aparece a importância da realização dos exames preventivos, rotineiramente, na agenda anual dos homens em idade adulta. “É importante que seja feito o exame de sangue, o PSA, e o do toque. Se um deles apresentar alguma alteração, devemos prosseguir a investigação com a realização de uma biópsia”, explica o urologista. Mais eficiente para detecção de uma anomalia na próstata, o exame do toque vem vencendo a tradicional resistência masculina nos últimos anos. “Tanto os homens de mais idade quanto os mais novos, que se preocupam com a saúde, conscientizados pelas campanhas como a da Liga de Combate ao Câncer, e até mesmo atendendo ao apelo de pessoas próximas, têm se submetido em maior número ao exame para prevenirem a doença”, revelou o especialista.

Continua após a publicidade

Esse comportamento pode ser determinante não só para a qualidade – mas para salvar vidas. “Temos sido muito persistentes nesse trabalho de conscientização acerca da importância da adoção de estilos de vida saudável e dos cuidados preventivos. Manter o organismo forte é fundamental para que ele tenha condições de vencer uma enfermidade como o câncer – que, se diagnosticado com brevidade, tem muito mais chances de ser tratado com sucesso. Oferecer assistência e amparo a quem sofre com a doença é uma parte muito relevante do trabalho da entidade. Mas conscientizar as pessoas para que se cuidem, evitando passar por essa situação, é ainda mais fundamental”, aponta a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves (LCC-BG), Maria Lucia Gava Severa.