Em partida equilibrada do início ao fim, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) empatou com o UFSM, de Santa Maria, em 2 a 2 no primeiro confronto da semifinal da Série Ouro de 2022, realizado neste domingo (6), no Ginásio Municipal Darcy Pozza, em Bento. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Vaner Flores necessita de uma vitória no jogo de volta para garantir a vaga à final pelo segundo ano consecutivo.
Apesar do desfalque de Buj e com Kevin atuando no sacrifício, o BGF protagonizou um embate de igual para igual com o time de melhor campanha da competição estadual. A primeira chance clara de gol foi da equipe visitante, em finalização que parou na trave da goleira defendida por Dani.
O BGF respondeu com Bruno Reis, que arrematou à meta adversária, mas o jogador do UFSM conseguiu tirar a bola em cima da linha, salvando o que seria o primeiro gol da partida. Na sequência, em lançamento do goleiro Dani, Nicolas finalizou no pé da trave para a boa defesa do goleiro adversário. A partida seguiu bastante equilibrada, com ambas as equipes chegando forte ao ataque, porém com pouca efetividade para balançar as redes. O primeiro tempo terminou com placar zerado.
Na etapa derradeira, o BGF voltou à quadra pressionando a equipe visitante. Pedrinho empilhou duas grandes oportunidades, ambas defendidas pelo goleiro. Aos 6 minutos, em jogada coletiva do BGF no ataque, a bola sobrou com Alex Rosatti, o qual fitou a marcação e finalizou forte para abrir o placar da partida para os donos da casa, 1 a 0. Aos 13 minutos, no entanto, João Vitor empatou para a equipe visitante. No minuto seguinte, Thales virou o placar para o UFSM, 2 a 1.
Com o prejuízo no placar, o BGF se jogou para o ataque com Nicolas como goleiro linha. Com domínio sob a posse de bola, o time de Bento Gonçalves pressionou o adversário em busca do gol de empate.
A insistência da equipe da casa, que buscava defender a sua invencibilidade de mais de dois anos atuando em seus domínios, resultou em bola na rede. Aos 19 minutos, em jogada coletiva com o goleiro linha, a bola sobrou com Pedrinho, o qual encheu o pé para arrematar a gol e decretar o empate em 2 a 2. Nos segundos finais, Vaner Flores optou por continuar com o goleiro linha em busca da vitória, porém o placar permaneceu o mesmo até o final da partida.
A partida de volta ocorre na próxima sexta-feira (11), em Santa Maria. Só a vitória interessa ao BGF. Em caso de novo empate, o confronto vai para a prorrogação, na qual o UFSM tem a vantagem do empate por ter a melhor campanha na Série Ouro.