Esporte Kickboxing
5ª Copa Bento Gonçalves de Kickboxing promete grandes duelos no Ginásio Municipal Darcy Pozza
Evento contará com 24 lutas nas categorias Kids e Adulto. Atletas bento-gonçalvenses estarão no ring em busca do título.
04/11/2022 18h02 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

A 5ª Copa Bento Gonçalves de Kickboxing promete grandes duelos nos rings no Ginásio Municipal Darcy Pozza, neste sábado (5), com 24 lutas confirmadas, contemplando as categorias Kids e Adulto. A equipe da EBD Combate vai representar o município na competição, que contará com atletas de diversas cidades do Rio Grande do Sul. 

Liderada pela professora Enatiele Borges Di Domenico, que também vai competir, a EBD Combate estará representada pelos atletas Isadora Fin, de 8 anos, Joana Taffarel Deolindo, de 9 anos, Mateus da Silva, de 11 anos, Pedro Júnior Borges, de 9 anos, Pedro Nicolini Farias, de 10 anos, e Camilly Borges Tomasini, de 16 anos, na categoria Kids Light Contact. 

No adulto Full Contact, a equipe de Bento terá em ação os atletas Mário Gilberto da Silva Júnior, de 24 anos, Eduarda Prates, de 23 anos, Lorenza Piliccioli, de 25 anos e Rodrigo Tavares, de 27 anos, além de Enatiele, de 27 anos. 

A professora da EBD Combate se diz confiante na busca pelas vitórias na competição. “Estamos treinando há dois meses a fio e estamos com sede de vitória”, pondera. 

Continua após a publicidade

Na última competição em que a equipe disputou, a EBD Combate foi destaque em evento de Kickboxing em Farroupilha. Na ocasião, com a participação de nove atletas, oito deles conquistaram a vitória em seus confrontos. Para esta edição da Copa Bento Gonçalves, a professora da EBD Combate se diz confiante na busca pelas vitórias. “Estamos treinando há dois meses a fio e estamos com sede de vitória”, pondera. 

Conforme Enatiele, a modalidade teve um significativo crescimento em Bento Gonçalves e região. Atualmente, na EBD, mais de 30 alunos praticam kickboxing, sendo a maioria competidores. “Tivemos um crescimento bem legal. Estamos com em torno de 25 crianças treinando aqui, e temos cerca de 19 adultos, a maioria competidores. Sempre visamos a arte marcial como um todo, para defesa pessoa, para a saúde, mas também gostamos de competir, e estamos nos dando bem em competições”, destaca.  

De acordo com Joana, jovem promessa da modalidade, a primeira competição que disputou o nervosismo tomou conta. Porém, agora atuando em casa, ao lado dos pais, sente-se mais tranquila para lutar. Ela elenca que, para vencer uma luta, é preciso atentar-se a diversos fatores que são treinados incansavelmente na academia. “Precisa de agilidade, de força, e de muita vontade de aprender”, elenca Joana. 

Continua após a publicidade

Mateus, outro jovem competidor da EBD, já se diz muito confiante para levar o troféu para casa. “Na primeira luta que fiz deu bastante pressão, pois tem bastante pessoas te olhando lutar. Mas esse campeonato eu acho que levo o troféu para casa”, destaca o jovem lutador, que complementa: “Para ganhar uma luta precisa de força, agilidade, jeito de defesa, pois não é uma briga, porque tem muito respeito. É contato físico”, explica. 

O kickboxing:

Kickboxing se refere a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing), mas também para um estilo de arte marcial e desporto de combate. É frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.