Desde a última semana, o Hospital Tacchini colocou em funcionamento seu Command Center. O sistema permite o planejamento e a gestão de uma série de ações dentro do ambiente hospitalar a partir da utilização de um painel eletrônico que engloba uma série de dados atualizados em tempo real.
De forma centralizada, o Command Center reúne as informações de diferentes sistemas de gestão de diversos setores do hospital, deixando em evidência informações importantes como tempo de espera por leito, além de pacientes em processo de alta. Dessa forma é possível melhorar a eficiência das decisões e garantir maior agilidade na disponibilização de leitos.
O Command Center é utilizado por instituições de saúde referências no Brasil, como os hospitais Mãe de Deus (em Porto Alegre) e Sírio Libanês (em São Paulo). O modelo do hospital Jhons Hopkins (em Baltimore, Estados Unidos) também serviu de modelo para a criação do sistema do Tacchini.
Indicadores
A plataforma possibilita fazer mais do otimizar a ocupação de leitos e acompanhar a evolução de cada caso até o desfecho. O Command Center estabelece uma série de indicadores que permitem a intervenção proativa no gerenciamento de pacientes, incluindo movimentação entre leitos, transferências, desocupações ou mesmo bloqueios (por manutenção ou isolamento).
“Esse é um braço do nosso núcleo regulatório, que já faz a gestão de todo acesso e fluxo do paciente. O Command Center nos permite um maior controle de toda operação, diminuindo a fila de espera por um leito. A intenção é utilizar a tecnologia para nos auxiliar a colocar o paciente certo, na hora certa e no lugar certo”, descreve a coordenadora corporativa de logística e acessos do Tacchini Sistema de Saúde, Caroline Jaskowiak.
O novo recurso significa ainda um passo adiante no conceito de hospital digital, que vem sendo perseguido pelo Tacchini. A intenção é realizar a troca de informações da instituição integralmente de forma virtual, integrando sistemas internos e externos.