Os Curumins, a Seleção Brasileira M20, largou com vitória expressiva na edição 2022 do Sul-Americano da categoria, o primeiro que o Brasil disputa desde 2019, por conta da pandemia. Com a ajuda do bento-gonçalvense Eder Nuncio, que atua no Farrapos, o Brasil superou a Colômbia pelo placar de 38 a 12, nesta quarta-feira (2), em Assunção, e se classificou à final, na qual vai encarar a Seleção Paraguaia.
O torneio está sendo realizado no Estádio Héroes de Curupayti, em Assunção, no Paraguai, com Brasil, Paraguai e Colômbia em campo. Na primeira partida, os paraguaios venceram os colombianos por 27 a 11, ao passo que o Brasil conseguiu expressivos 38 a 12 sobre a Colômbia, assumindo a liderança do torneio pelo saldo de pontos.
O jogo:
Comandado pelo treinador Leandro Geavaerd, o Brasil começou forte a partida e abriu o placar logo no primeiro lance, em try de maul finalizado pelo capitão André Brandão. Os colombianos responderam rápido na mesma moeda com try de maul marcado por Medina, mas os Curumins viraram logo o marcador com Brandão fazendo o try no pick and go, premiando a intensidade dos avançados brasileiros.
Com os dois tries, o Brasil passou a dominar a partida, com mais posse de bola e território. O terceiro try foi do abertura João Amaral, achando o espaço após grande investida de Montejano. E o quarto try saiu justamente pelos pés de Amaral, que desferiu lindo chute cruzado para o bento-gonçalvense Éder Núncio marcar na ponta, em jogada construída após outra forte jogada de lateral seguido de maul.
O Brasil teve mais chances para seguir marcando seus tries, com a Colômbia recebendo dois amarelos em momentos diferentes. Allison e Lorenzo tiveram tries anulados após cruzarem o in-goal e não conseguirem o apoio da bola no chão. Porém, antes da pausa, o maul brasileiro voltou a ser devastador a partir do lateral e o penal try foi marcado a favor dos Curumins, que foram ao intervalo vencendo por 31 a 7.
A Colômbia esboçou reação no começo do segundo tempo fazendo seu segundo try, com Altahona, aproveitando que o Brasil estava com um atleta a menos, por amarelo a Montejano. Os dois times ainda tiveram mais um amarelo para cada e o ritmo da partida caiu ao longo da segunda etapa. Foi apenas nos instantes finais que o Brasil somou seu sexto try, com Amaral costurando a defesa colombiana para decretar o placar final: 38 a 12.
O atleta bento-gonçalvense Otávio Finatto, que também foi convocado pela Seleção Brasileira M20, viajou para o Paraguai para competir no Sul-Americano, porém não foi relacionado para o primeiro jogo. O jogador, que também é uma das promessas do Farrapos, deve atuar na decisão pelo título. No staff, o atleta do Farrapos e da Seleção Brasileira, Guilherme Coghetto, é o treinador de backs.
A decisão do título será no sábado (5) entre brasileiros e paraguaios, às 16h, com transmissão ao vivo no canal oficial da Sudamérica Rugby.
Mín. 13° Máx. 29°