A história do pudim é um pouco controversa. Acredita-se que a palavra ‘pudim’ vem do francês boudin, originalmente do latim botellus, o que significaria “salsicha pequena”, em referência às carnes compactadas utilizadas nos pudins da Europa Medieval, já que estes eram servidos em sua forma salgada.
Muito antes do delicioso e já conhecido pudim de leite condensado, famoso em várias regiões do Brasil, a receita de pudim mais usada antigamente no mundo era a do “bolo de pudim” e seus vários tipos: pudim de sangue, pudim preto.... Os pudins antigos eram servidos como uma massa sólida, sendo a mistura de vários ingredientes unidos por uma liga, como a farinha de trigo, ovos, uma mistura de gordura e farinha ou algum outro cereal.
Apesar de bem diferentes do que reconhecemos, essas receitas de pudins são apreciadas em várias partes do mundo, como em países da Europa, onde são servidas como prato principal ou sobremesa.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Ingredientes
½ lata de leite condensado
½ xícara (chá) de leite
2 ovos
1 colher (sopa) de chocolate em pó
½ pacote de mistura para bolo
75 ml de leite
1 ovo
1 colher (café) de fermento em pó
Óleo para untar
Calda
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
8 colheres (sopa) de leite
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Raspas de chocolate e morangos para decorar
Modo de Preparo
Unte a forma com óleo e reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, os ovos e o chocolate em pó. Bata a metade da caixa da mistura para bolo com os outros ingredientes. Coloque a mistura do liquidificador na forma e, delicadamente, a massa de bolo por cima. Leve ao micro-ondas por 10 a 12 minutos na potência média. Deixe esfriar, vire em um prato. Prepare a calda misturando todos os ingredientes num refratário e leve ao micro-ondas por 2 minutos na potência alta. Despeje sobre o bolo e decore com raspas de chocolate e morangos.