Rio Grande do Sul Homicídio
Policial Civil é morto por criminoso em tentativa de assalto
Homem de 58 anos foi atacado dentro de sua caminhonete e conseguiu atingir o bandido antes de morrer.
29/10/2022 13h56
Por: Marcelo Dargelio
Antão Danilo do Amaral tinha 58 anos e era comissário de polícia aposentado - Foto: Mauricio Barbosa/Diário de Santa Maria/Divulgação

Um policial civil aposentado de 58 anos morreu na madrugada deste sábado, 29 de outubro, na cidade de Santa Maria, na Região Central do Estado. Ele foi atingido por disparos feitos por um criminoso depois de reagir a uma tentativa de assalto. Pelo menos um dos bandidos foi atingido pelo policial. Este foi o segundo caso de latrocínio ocorrido na cidade universitária em apenas 45 dias.

De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta da 0h50, na Rua Coronel Niederauer, área central de Santa Maria. Antão Danilo do Amaral estava dentro de uma caminhonete Toyota Hylux, quando foi abordado por um jovem de 19 anos, que anunciou o assalto. Ele teria reagido e conseguiu ferir o assaltante, mas acabou sendo baleado e não resistiu aos ferimentos. Após a troca de tiros, o suspeito, que não teve a identidade divulgada, correu até a Rua Serafim Valandro, onde logo após dobrar a esquina caiu no chão.

Pouco depois, um carro passou e dois homens colocaram o suspeito ferido para dentro do veículo, saindo do local em alta velocidade. O criminoso foi deixado pelos comparsas no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato, mas devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Segundo a polícia, o indivíduo estava foragido da Justiça.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamado, mas, quando os socorristas chegaram, o policial já estava morto. A Brigada Militar (BM) foi acionada, isolou o local e acionou a equipe volante da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) da Policia Civil. Investigadores da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e de outras delegacias da cidade foram ao local e já deram início às investigações. A rua foi isolada e peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) fizeram o levantamento do local do crime.

Continua após a publicidade

O delegado regional Sandro Meinerz diz que a polícia está investigando o crime. "Estamos trabalhando na investigação e apurando quem são os envolvidos. Não vamos medir esforços para identificar e prender os autores", diz Meinerz.