Quem não conhece o ex-jogador do Esportivo, Altemir Pessali, ou agora o chef Pessali, não sabe a figura querida e de bom papo que está perdendo de conhecer. Muito querido dentro e fora dos gramados, Pessali hoje é considerado uma referência na gastronomia da Serra Gaúcha. Porém, tudo começou há 20 anos, quando ele abriu seu primeiro empreendimento, o Trattoria Primo Camilo.
Natural de Guaporé, Altemir Pessali traz nessas duas décadas de vida gastronômica muitas histórias e boas lembranças. É em clima de comemoração e orgulho que o Primo Camilo, primeiro restaurante do chef Altemir Pessali, completa 20 anos. Hoje, Pessali e a esposa, Clege, comandam o Primo Camilo em sociedade com o filho Henrique Pessali, Wagner Poletti e Tais Erthal Poletti.
No dia 25 de outubro, um jantar magnum tornou essa data ainda mais especial, com um menu exclusivo que teve uma sequência de pratos clássicos da trattoria, como o capeletti com funghi, que até hoje é colhido pelo chef nos bosques da região, e o pato assado ao forno a lenha, harmonizados com vinhos e espumantes ícones da região. “Primo Camilo Pessali era o meu avô, uma pessoa que adorava ver a mesa rodeada de pessoas e de alegria. E onde tem alegria, tem comida e vinho. Eu era atleta profissional de futebol e também tinha experiência como garçom. Uns 10 anos antes de eu me aposentar como atleta já vínhamos falando desse sonho de abrir um restaurante. Após uma temporada no Japão, voltei a Garibaldi e meu cunhado havia comprado a casa onde hoje fica a trattoria. Esse foi o começo de tudo. Ele alugou a casa para que eu e a Clege abríssemos o Primo Camilo e estamos aí há 20 anos elaborando cardápios e fazendo experiências – nenhuma catastrófica [risos]”, conta Pessali.
São muitas histórias dessas duas décadas à frente do empreendimento. “Nossos filhos, Henrique e a Giulia, eram pequenos, então o desafio era ainda maior. No primeiro dia de funcionamento optamos por servir rodízio de pizza, o primeiro com pizzas assadas em forno a lenha de Garibaldi. Recebemos 99 pessoas, todos nossos amigos, que ainda frequentam o restaurante até hoje, aliás. Ficamos em êxtase. No segundo dia, uma quinta-feira, tivemos apenas duas mesas, o que nos decepcionou muito. Mal sabíamos que na sexta-feira o movimento seria tão grande que faltaria tudo, incluindo ovo e leite – não estávamos preparados para tanta gente. E isso se repetiu no sábado e seguimos aí até hoje fazendo o nosso melhor para trazer alegria à mesa”, relembra Pessali.
Prato da boa lembrança
Anualmente o Primo Camilo lança um prato que representa as boas experiências vividas na casa. Em 2022, o eleito foi um clássico da gastronomia italiana: o macarrão gratinado. Quem prova essa delícia ganha um prato feito em cerâmica exclusiva, pintado à mão (peças limitadas). A ação teve uma edição especial durante o mês de outubro, quando a Casa comemorou aniversário: Tortéi à moda da casa, uma das estrelas do menu, foi a escolha da Gema, sogra de Pessali como Prato da Boa Lembrança – Edição especial de aniversário. Para ficar por dentro de todas as novidades do restaruante, siga o Instagram @primocamilo.
Outros empreendimentos
Além do Primo Camilo, Pessali e Clege administram outros três empreendimentos com outros sócios: Mamma Gema e Pizza entre Vinhos, no Vale dos Vinhedos, e o Bodega Pizza entre Vinhos, no badalado corredor gastronômico, em Bento Gonçalves. Em breve, o grupo vai ganhar mais um restaurante rooftop, instalado na cobertura de um prédio. O Pê05 Terrazza di Primo Camilo fica em um dos prédios mais charmosos do centro de Lajeado (RS) – saiba mais no Instagram @pezerocinco (https://www.instagram.com/pezerocinco/).
Mín. 13° Máx. 20°