A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves recebeu da Prefeitura um projeto de lei ( Loading...
O projeto "Qualifica Bento" surgiu pela necessidade de capacitar a mão de obra de Bento Gonçalves, dado que, em um estudo realizado pelo CIC com mais de 200 empreendimentos em 2021, mostrou que 86% das empresas da cidade sofrem com a falta de profissionais qualificados.
Parte dos cursos é destinada para o aperfeiçoamento profissional, ou seja, voltada a quem já está no mercado de trabalho e a empresas que desejam qualificar suas equipes. Estão contempladas as áreas de Processos de Fabricação aplicados à Produção de Móveis; Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC; Comandos Elétricos; Automação Industrial; e Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP).
As demais propostas incentivam a colocação profissional de quem não está trabalhando e é nessa parte que a Prefeitura de Bento Gonçalves quer ajudar, focando na população que ainda não conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. Os cursos a serem oferecidos poderão ser nas áreas de comércio, atendimento ao público, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, telemarketing, modelagem e confecção, logística, segurança, entre outros.
Caso o projeto seja aprovado pelos parlamentares, os interessados poderão participar tanto pela seleção feita através dos editais quanto diretamente pelo CIC. Os pré-requisitos para as vagas oferecidas pela Prefeitura serão: Ser residente e domiciliado no Município de Bento Gonçalves; ter idade mínima de 16 anos completos a data da inscrição, salvo a hipótese de 14 anos somente na condição de menor aprendiz ou critérios exigidos pela instituição executora; e estar desempregado. Sendo que 10% das vagas serão oferecidas para pessoas com deficiência não impeditivas ao exercício de atividade laboral.
Ainda não foi divulgado como serão distribuídas essas vagas do município na questão de gratuidade ou ajuda de custos.