13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Quantas horas por dia seu cão deve dormir? Entenda a importância do sono

A raça, idade e condição física podem influenciar muito.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Sono é uma questão para a qual normalmente os tutores não dão muita importância ou nunca pararam para pensar no que isso representa para o pet. Muita gente acha que o pet dorme pouco ou então que ele está sempre com sono e não sai do sofá. Mas antes de julgar apenas pela própria opinião, é necessário saber se o cão está dormindo as horas adequadas para sua saúde.

Cada cachorro tem um organismo diferente e precisa de mais ou menos tempo de sono . Fatores como raça, personalidade, idade, condição física e até o ambiente em que o animal vive podem influenciar.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!



Quanto tempo meu pet deve dormir? 

Nessa parte, os cachorros são como humanos: passam por cada uma das fases do sono, desde o momento em que adormecem até a fase REM - quando ocorrem os sonhos mais vívidos, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é como a que se passa nas horas em que se está acordado. Eles necessitam de algumas horas mínimas de desanso, que varia conforme o tamanho e a idade do bichinho. 

Dependendo da raça,  um filhote pode dormir muito, entre 16 e 20 horas por dia. Esse tempo é dividido durante o dia e se o pet não dorme tanto assim pode ser por não gastar toda a energia acumulada, pela falta de passeios e brincadeiras.

Cachorros adultos saudáveis que se alimentam e costumam se exercitar precisam dormir entre 15 e 16 horas por dia. Normalmente descansam 10 horas à noite e o restante durante o dia, divididas em pequenos cochilos.Conforme o tempo passa e o cão cresce, este sente mais desgastes físicos, mentais e automaticamente precisa de mais descanso, dormindo mais horas ao dia.

Resultado de imagem para cacHORRO DORMINDO

A importância do sono para o cachorro

O sono é tão essencial na vida do animal que pode indicar algumas possíveis doenças, patologias graves ou a necessidade de mais atenção por parte do tutor. Quando o animal está feliz e saudável, a tendência é dormir tranquilo a quantidade de horas de que precisa sem problema algum.

O tutor deve observar se há mudança de comportamento do cão. Se de um dia para outro ele deixou de ser dorminhoco e passou a ser agitado, ou o inverso, é  bom prestar atenção para ver se há algo de errado com o animal.

Dormir pouco ou menos do que precisa também pode indicar algum distúrbio ou incômodo por parte do pet, ele pode estar em um estado de estresse, ansiedade ou hiperatividade. Fazer massagens ou levar o cão para passear pode aliviar esses problemas.

No caso contrário, se o animalzinho estiver dormindo em excesso, pode sinalizar depressão, aborrecimento, febre ou doenças como a cinomose  ou parvovirose . Nestes casos, leve o cachorro ao veterinário para o correto diagnóstico do excesso de sono.

Lembre-se também da importância de uma caminha limpa e cômoda para que o seu pet possa dormir com conforto, segurança e proteção. Nos dias mais frios, reserve um lugar mais quentinho para a sua cama, onde haja menos circulação de ar; vista-o com uma roupinha e dê a ele um cobertor velho.

Resultado de imagem para cacHORRO DORMINDO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários