13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento-gonçalvenses disputam primeira edição do Iberoamerican Championships de Powerlifiting

César Casarotto e Everson de Morais se classificaram para a competição ao conquistarem o título brasileiro em 2022.

26/10/2022 às 15h59
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os atletas de Bento Gonçalves César Casarotto e Everson de Morais confirmaram presença na disputa da primeira edição do Iberoamerican Championships de Powerlifiting, que vai reunir atletas de países na América do Sul, Central e do Norte. O campeonato ocorre entre os dias 1º e 4 de dezembro, na cidade de Corrientes, na Argentina. 

César e Everson garantiram a vaga na competição ao conquistarem o título nacional no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado nos dias 24 e 25 de setembro, em Porto Alegre. 

César Casarotto, que tem em sua bagagem mais de 70 títulos, dentre eles conquistas de nível internacional, vai competir na categoria Open até 140 kg do levantamento terra. Para Everson, por sua vez, será a primeira competição fora do país que vai participar. O bento-gonçalvense vai disputar o campeonato na categoria Open até 90 kg do powerlifiting. 

Apesar de já ter participado diversas vezes em competições de nível continental e internacional, somando quatro Mundiais na carreira, César afirma que sempre é uma experiência diferente competir fora do Brasil. “Para o Everson é algo novo, mas também posso dizer que sempre é algo diferente, é como se fosse novidade, pois é sempre diferente. Conhecemos nesses eventos pessoas de outros países que são de alto nível e que competem o mesmo esporte que nós”, relata César. 

O que é powerlifiting?

O levantamento de peso básico ou levantamento de potência (powerlifting em inglês) é um esporte de força consistente em três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra. 

No agachamento, o levantador põe a barra na altura dos ombros ou na parte superior das costas — com ou sem ajuda de um auxiliar central — e abaixa-se, flexionando joelhos e quadris, até que a articulação do quadril esteja paralela ou abaixo da articulação dos joelhos; deve então reerguer-se e voltar a posição inicial.

No supino, o levantador, deitado num banco, retira a barra dum suporte — com ou sem ajuda de um auxiliar central — desce-a até que toque os músculos do peitoral; em seguida, reergue-a até a extensão dos cotovelos e retorna-a para o suporte.

No levantamento terra, uma barra com pesos é colocada no chão. O atleta abaixa-se, agarra a barra, e eleva-a até que as pernas e costas estejam retas e na posição vertical, e o peito levantado. A barra é então devolvida ao chão de uma forma controlada.

Os atletas podem fazer três tentativas em cada prova para levantar a maior carga possível e o que tiver maior somatório no total é o vencedor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários