Um dos grandes personagens do rádio de Bento Gonçalves nos deixou nesta terça-feira, 25 de outubro. Faleceu o radialista e ex-jogador do Esportivo, Itair Luiz Baldissera, de 89 anos. Ele esteve internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Tacchini por vários dias e estava com sua saúde muito debilitada. O velório será realizado na Capela da Funerária Giacobo, no bairro São Roque.
Baldissera foi um ícone do rádio de Bento Gonçalves, sendo muito criativo e sempre inventando uma nova forma de se comunicar com a comunidade. Além das festas no interior do município, ele foi destaques em programas de rádios em empresas como a Rádio Viva e Rádio Difusora. Ele ficou nacionalmente conhecido ao ir ao Maracanã, ao lado de Pedro Vitor Rizzo, para transmitir a final da Copa do Brasil entre Botafogo e Juventude totalmente no dialeto vêneto ou talian, disseminado pelos imigrantes principalmente na serra gaúcha. O resultado, para os leigos, foram sempre frases fortes e cantadas formadas por várias palavras facilmente captadas por brasileiros. Esse é o dialeto que faz da antiga Rádio Viva AM, 1070, de Bento Gonçalves, uma referência nacional graças à internet.
Além da Copa do Brasil, a dupla Pedro Vitor e Baldissera fez transmissões da Copa da África, Libertadores, Copa do Brasil e todos os Gre-Nais e jogos importantes da região, sempre com muito humor e diversão. Baldissera também fez parte do Clube Esportivo. Foi goleiro do clube por muitos anos.