A eleição mais disputada da história do Brasil. Assim está sendo definida a disputa entre Jair Bolsonaro (PL) e Luis Inácio Lula da Silva (PT) pelo Instituto Paraná Pesquisas. A empresa foi a que mais se aproximou dos resultados das urnas no primeiro turno da eleição presidencial. Nesta terça-feira, 25 de outubro, o Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento, faltando 5 dias para o pleito eleitoral.
O levantamento do Paraná Pesquisas sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta terça-feira (25), aponta que a eleição será decidida voto a voto e deve ter emoção até a abertura das últimas urnas. A pesquisa mostra o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, com 46,3% das intenções de voto. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estava com 45,9%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, portanto ambos estavam tecnicamente empatados. Os que disseram votar em branco ou nulo são 4,8% e os que não sabem ou não responderam somam 3,0%.
Em relação ao levantamento da semana passada, Lula oscilou 0,6 ponto percentual para baixo e Bolsonaro cresceu 1,4 ponto percentual na pesquisa desta terça-feira, 25. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos aqueles que disseram votar em branco, nulo e os indecisos), Lula aparece com 50,2% dos votos e Bolsonaro, 49,8%. Contratada pelo próprio instituto, a pesquisa entrevistou 2.020 pessoas de forma presencial entre os dias 20 e 24 de outubro e tem como margem de erro 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00525/2022.
O acerto da Paraná Pesquisas
Em pesquisa divulgada em 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno das eleições, o Paraná Pesquisas mostrava que Lula tinha 47,1% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) e que Bolsonaro tinha 40%. A margem de erro era de 2,2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula fez 48,43% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2%. O instituto foi um dos que mais se aproximou do resultado das urnas, embora um ponto fora da margem de erro para o candidato à reeleição. A maioria das empresas que realizou pesquisas na véspera, porém, não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita.
Mín. 17° Máx. 24°