A entrega do Túnel do São João está quase se transformando em uma "lenda urbana" de Bento Gonçalves. Depois de meses de obras e aditivos, a construção está quase finalizada, mas ainda apresenta problemas em seu entorno. Porém, a principal reclamação de motoristas e pedestres é em relação à parte da iluminação. O local está um breu durante a noite, assustando quem passa a pé ou de carro pelo acesso.
Desde que foi instalada a fraca iluminação tem sido alvo de críticas. Muitos motoristas estão reclamando da falta de iluminação no entorno do Túnel São João, sendo necessário usar a luz alta para conseguirem visualizarem a estrada, além das pistas estreitas e a pouca visibilidade de outros carros para realizar as conversões no trecho.
A iluminação instalada no túnel é carregada por energia solar, porém, mesmo assim, a população questiona por qual motivo as lâmpadas de led não conseguem clarear nem um metro à frente de seu posicionamento. Como sempre, a prefeitura de Bento Gonçalves segue econômica com as explicações. Questionado pela reportagem do NB Notícias, a assessoria de imprensa do poder público não informou o motvio da escolha do equipamento. Apenas foi informado que a prefeitura já solicitou a troca da iluminação no entorno do túnel. Porém, não foi informado em que data essa troca será realizada.
A reportagem também questionou sobre o custo dos equipamentos, o que não foi informado pelo poder público. A única informação repassada foi de que não será acrescentado mais nenhum valor, pois essa troca das luminárias já está incluída nos R$ 13,8 milhões gastos no total da obra. Sobre a data de entrega do túnel, a resposta também foi curta e sem dar muitas informações. "A obra do túnel ainda não foi entregue. Estão sendo realizadas as adequações necessárias," destacou a assessoria de imprensa.