A primeira turma de alunos do projeto Qualifica Bento, capitaneado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), recebeu a diplomação em solenidade realizada no dia 17 de outubro, na sede da entidade. Os diplomas foram entregues para 17 alunos que concluíram o curso de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), ministrado pelo instrutor Leonardo Rossetto, entre 29 de agosto e 11 de outubro.
A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, fez um agradecimento ao Senai, pela parceria no desenvolvimento e aplicação do projeto Qualifica Bento, e aos diretores de empresas que incentivaram seus colaboradores a participarem do curso. “Este é um marco no desafio da qualificação profissional em nossa cidade. Estamos entregando às empresas aquela que é, hoje, sua maior necessidade: mão de obra especializada. E, mais do que isso, mostrando que é possível, sim, vencer esses gargalos com projetos bem estruturados, que engajem os diversos setores em prol de um único objetivo, que é o fomento ao desenvolvimento e competitividade da indústria, comércio e serviços”, afirmou Marijane.
Reforçando esse compromisso, a administração municipal reiterou o apoio ao projeto. “Tanto que já está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de Lei que tem a finalidade de permitir, ao governo, custear pelo menos parte destes cursos de qualificação para pessoas que estejam desempregadas", lembrou o secretário de Administração, Matheus Barbosa, no ato representando o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.
O apoio que o poder público tem oferecido, seja com iniciativas próprias, seja através de parcerias firmadas com entidades como o CIC-BG, para desenvolver um mercado de trabalho cada vez mais promissor para pessoas e empresas, é motivo de reconhecimento constante por parte da entidade. “Nossa cidade sempre se destacou por essa sintonia existente entre a iniciativa privada e o poder público. A exemplo do Executivo, que já encaminhou a lei numa excelente iniciativa, esperarmos ter a mesma acolhida por parte da Câmara de Vereadores, que é a Casa do Povo, e sempre se demonstra solícita aos projetos que favoreçam a sociedade como um todo”, disse a presidente do CIC-BG.
Viés econômico e social
Além de cumprir importante papel no incentivo ao desenvolvimento econômico – uma vez que ajuda as empresas a ganharem competitividade, por meio do acesso à mão de obra especializada –, o Qualifica Bento tem valiosa contribuição social. “Essa iniciativa disponibiliza profissionais qualificados para suprir as necessidades dos empresários de Bento Gonçalves e vai além: oferece dignidade ao trabalhador. Com estes cursos, eles passam a ter possibilidade de crescimento pessoal e profissional”, afirmou a primeira vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Gladis Stringhini, também à frente do projeto.
Um dos empresários que acompanhou a solenidade, Juvenal Dalcin, sócio-diretor da Dal Móbile, entregou diplomas para duas colaboradoras da empresa. “Fiquei muito satisfeito com a iniciativa delas, que incentivamos, porque significa a busca de conhecimento para alcançarem um patamar mais elevado em suas vidas. E, se elas crescem pessoal e profissionalmente, a empresa cresce junto”, disse.
Como participar
As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários por meio do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou pelo portal www.qualificabento.com.br. O projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, sindicatos das indústrias filiadas à FIERGS, do SIMMME, SINE, Sindmóveis, MOVERGS, ASCON, SIMPLAVI e Prefeitura de Bento Gonçalves.
Mín. 13° Máx. 29°