Esporte Futebol
Categoria sub-19 do Esportivo realiza amistosos visando a avaliação de atletas para o profissional
Trabalho desempenhado em conjunto com a comissão técnica do time profissional busca analisar as jovens promessas para contar com jogadores da base no elenco para a disputa do Gauchão 2023.
12/10/2022 14h27 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Fotos: Kévin Sganzerla

A comissão técnica do Esportivo não só está trabalhando na formação do elenco, por meio da análise de atletas no mercado da bola, como também está engajada na observação de jogadores da categoria de base do clube. A equipe sub-19 do alviazul, que está sendo comandada pelo auxiliar técnico do treinador Carlos Moraes, Everson Aguiar, realiza amistosos com o intuito de analisar quais atletas poderão integrar o time profissional na disputa do Gauchão de 2023. 

A categoria realizou, na última sexta-feira (7), o seu primeiro amistoso, enfrentando a equipe sub-17 do Grêmio, fora de casa. Na ocasião, o Tricolor levou a melhor pelo placar de 1 a 0. Nesta quinta-feira (13), às 15h, o time realiza um novo teste preparatório, desta vez diante do Sindicato de Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS), em Porto Alegre. 

Na próxima semana, o Esportivo Sub-19 encara o Internacional, na quarta-feira (19), também fora de casa. Estão previstos amistosos em Bento Gonçalves diante do Juventude e da Dupla Gre-Nal durante os meses de outubro e novembro, os quais antecedem a pré-temporada do clube, que está prevista para o dia 1º de dezembro. 

De acordo com o treinador da sub-19 e auxiliar técnico do profissional, Everson Aguiar, o grupo é formado por atletas que já vinham atuando na base ou no time principal do Esportivo e de jogadores em fase de testes. “Estamos procurando observar e trazer meninos que nos procuram ou que tem alguma indicação, integrando-os para esse projeto para dar treinabilidade para os jovens atletas e os estimulando da melhor forma possível dentro dos trabalhos. A sub-19 é o elo com o profissional”, salienta. 

Continua após a publicidade
Everson Aguiar, auxiliar técnico do time profissional, comanda a equipe sub-19 do Esportivo (Foto: Kévin Sganzerla)

 

Everson salienta que a metodologia de trabalho obedece ao mesmo perfil de trabalho do profissional, desta forma, já habituando os jovens atletas com o estilo de jogo proposto por Carlos Moraes. Por conta disso, o trabalho desempenhado na categoria retira barreiras e facilita o trabalho de adaptação dos jogadores com o perfil de treinamento proposto pela comissão técnica do time principal do alviazul. 

Conforme Everson, o amistoso diante do Grêmio foi significativamente proveitoso para avaliar o perfil de atleta que a comissão técnica do Esportivo busca para o elenco profissional. “Foi um amistoso de nível, contra uma equipe que vem jogando o Campeonato Brasileiro, e com uma competitividade interessante. Foi de extrema importância para podermos avaliar os atletas dentro dos quesitos e do perfil que estamos buscando. E agora estamos nos preparando para os próximos, sempre buscando amistosos de nível para saber se o menino tem ou não o mínimo para estar dentro do profissional”, pondera o treinador da categoria. 

Continua após a publicidade

Ao contrário deste ano, no qual o Esportivo, assim como os demais clubes da Divisão de Acesso, encontrou dificuldades para a formação do elenco, por conta do curto espaço de tempo entre o Gauchão, competições nacionais e Série A2, aumentando a competitividade no mercado, o alviazul possui um significativo período de tempo visando o Gauchão 2023, tanto para a análise e contratação de atletas como na preparação do time na pré-temporada. 

Os trabalhos de pré-temporada do esportivo devem iniciar em dezembro, enquanto o Gauchão ainda não tem data definida para começar. Até lá, além da formação do elenco, o clube almeja lapidar jovens promessas para integrar o time principal, mantendo a tradição de contar com atletas da base no profissional.