Esporte Rugby
Farrapos e Poli-SP se enfrentam pela quarta vez consecutiva em fases de mata-mata do Brasileiro de Rugby
Clubes já decidiram uma final de Campeonato Brasileiro, em 2018. Confira as estatísticas do histórico do confronto e as campanhas realizadas por ambas as equipes no Super 12 até chegarem na semifinal da competição nacional.
11/10/2022 00h04 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Farrapos e Poli-SP decidiram o título do Super 16 de Rugby de 2018 / Foto: Kévin Sganzerla

O Farrapos vai reencontrar o seu algoz de 2018 e 2019 no Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12 de 2022. A equipe alviverde vai encarar a equipe da Poli-SP, atual vice-campeã nacional, valendo uma das vagas à final da competição, reeditando a semifinal de 2019, quando os paulistas levaram a melhor diante do time gaúcho. Esse será o quinto confronto entre as equipes na história e o quarto consecutivo em fases de mata-matas. 

Apesar do pouco número de jogos entre as equipes, Farrapos e Poli já protagonizaram grandes decisões pelo campeonato nacional. Os primeiros confrontos entre os clubes ocorreram em 2017. Na primeira fase, jogando em seus domínios, o Farrapos aplicou um placar elástico de 50 a 5 diante do time paulista. No mesmo ano, nas quartas de final, o alviverde de Bento Gonçalves superou a Poli por 34 a 23, na temporada em que o time gaúcho viria a ser pela primeira vez vice-campeão nacional. 

Em 2018, Farrapos e Poli decidiram o título do Campeonato Brasileiro de Rugby, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. O confronto eletrizante valendo o título inédito para ambas as equipes terminou com a taça nas mãos dos paulistas, os quais derrotaram os donos da casa pelo apertado placar de 30 a 25. 

Equipes se enfrentaram apenas quatro vez na história / Foto: Kévin Sganzerla

Em 2019, as equipes se reencontraram mais uma vez para decidir um confronto de mata-mata, desta vez pela semifinal da competição nacional. No primeiro jogo entre os clubes na casa do time paulista, a Poli levou a melhor, derrotando o Farrapos por 18 a 14. 

Continua após a publicidade

As campanhas no Super 12 de 2022:

O Farrapos finalizou a fase classificatória como única equipe invicta, com 38 pontos somados dos 40 possíveis (oito partidas), liderando o grupo da Região Sul com folga. Além disso, obteve o melhor ataque, com 432 pontos, e a melhor defesa da competição nacional. Nas quartas de final, o time alviverde, atuando em seus domínios, despachou o São José pelo placar de 35 a 16, chegando entre as quatro melhores equipes do país pela quinta edição consecutiva do campeonato. 

A Poli Rugby finalizou a primeira fase na vice-liderança do grupo da Região Sudeste com 39 pontos em 50 pontos disputados (10 partidas), somando oito vitórias e sofrendo duas derrotas, contra o Jacareí-SP e o líder Pasteur-SP. A equipe, no entanto, obteve o melhor ataque de sua chave com 357 pontos. Nas quartas de final, o time paulista superou o Desterro-SC pelo placar de 43 a 10. Por conta do ponto bônus e da diferença de pontuação em relação à vitória do Farrapos, o time paulista conquistou o mando de campo da semifinal. 

Continua após a publicidade

O confronto decisivo, que vai reeditar a semifinal do Campeonato Brasileiro de 2019, ocorre neste sábado (15), às 15h, no CEPEUSP, em São Paulo-SP. Na outra semifinal, o Pasteur-SP enfrenta o Jacareí-SP. 

Histórico do confronto:

Farrapos 50 x 5 Poli – 2017

Farrapos 34 x 23 Poli – 2017 (Quartas de final)

Farrapos 25 x 30 Poli – 2018 (Final)

Poli 18 x 14 Farrapos – 2019 (Semifinal)