A indústria alimentícia vem cada mais lançando produtos no mercado e dando “nomes” diferentes para descrever cada tipo, Fit, Light, Diet e Zero mas você sabe realmente o que cada um quer dizer?
Alimento FIT Fit foi um nome dado pela indústria alimentícia para classificar alimentos em que ela julga mais saudável. Essa nomenclatura não está contemplada na classificação do ministério da saúde. Mas utilizada pelas principais marcas comerciais para promover os alimentos. Ou seja, FIT é uma jogada de Marketing. Então fique atento as informações nutricionais nos rótulos para não levar gato por lebre para sua casa.
Alimento Light São aqueles que devem conter uma quantidade mínima de 25% reduzida de algum nutriente. Seja ele: açúcar, gordura total ou saturada, sódio ou valor energético (calorias) quando comparado ao produto convencional da mesma marca.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Alimento Diet É aquele alimento destinado a pessoas com restrições alimentares e são isentos de algum tipo de nutriente, seja ele açúcar para diabéticos, sem glúten para celíacos ou algum tipo de proteína ou gordura. Mas fique atento ao rótulo e as informações nutricionais. Não é porque eles não contem um nutriente que são necessariamente mais saudáveis ou menos calóricos.
Alimento Zero Como o próprio nome já diz, ele tem ZERO de algum tipo de nutriente. Podem ser Zero Calorias, Zero Gorduras, Zero Sódio, Zero Açúcar. Mas também não se engane com esse “amigo” das dietas. Outros ingredientes são adicionados para que o alimento permaneça saboroso e palatável. E muitos desses ingredientes podem fazer mais mal do que os nutrientes que são retirados dos alimentos. Como, por exemplo, a adição de adoçantes artificiais em refrigerantes Zero.
Consulte um nutricionista para te orientar melhor sobre qual a melhor escolha para você!
Saladas Light Que Ajudam a Emagrecer
Quando o assunto é dieta, remete-se logo às saladas. Mas essa ideia não deve desanimar. As verduras e legumes oferecem inúmeros benefícios e proporcionam equilíbrio ao organismo para que ele esteja apto a resistir à rotina do cotidiano e aos exercícios físicos. E as saladas podem ser deliciosas se você souber adaptá-la às sus preferências.
A alimentação baseada em receitas de saladas light pode proporcionar redução de medidas e reposição de diversas vitaminas e nutrientes fundamentai para a saúde. As receitas podem ser inovadas e as adaptações são bem vindas para que elas fiquem parecidas com o gosto pessoal de cada um.
Estar com o corpo em forma e com saúde deve ser a sua motivação para a busca dos resultados que sonha. As receitas de saladas light a seguir ofereceram opções variadas para que você possa moldar a seu gosto e objetivo. É importante balancear os alimentos de acordo com seus grupos funcionais, o equilíbrio deve ser priorizado. Jamais abra mão de proteínas ou reduza a ingestão de carboidratos.
Salada tropical
INGREDIENTES
8 tomates-cereja cortados ao meio
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Sal a gosto
4 rodelas de abacate cortadas em meia lua
Limão a gosto
1 maço pequeno de alface-romana
2 fatias de muçarela de búfala médias em rodelas
6 azeitonas pretas
Manjericão a gosto
Molho de iogurte
1/2 pote (100 ml) de iogurte natural desnatado
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Tempere o tomate com o azeite e sal e deixe descansar por 10 minutos.
Monte a salada num prato
Coloque o abacate temperado com limão para não escurecer a alface, o tomate, a muçarela de búfala, a azeitona e manjericão
Regue com o molho de iogurte