A baguete tem duas versões diferentes, que poderiam explicar a sua origem. A primeira versão diz que o pão na forma de baguete apareceu na época de Napoleão. Até então o pão era redondo para melhor conservação. A baguete teria sido inventado pelos padeiros de Napoleão para que o pão fosse mais facilmente transportado pelos soldados. Eles,teriam que carregar a baguete ao longo de suas pernas (dentro de bolsos). Imagina -se o estado da baguete após um longo dia de caminhada ... Mas esta história é duvidosa, pois os uniformes dos soldados na época , impossibilitariam o transporte e incomodariam a locomoção dos soldados do Império. Outra teoria é que o pão na forma de uma baguete teve sua origem, em Viena. O pão vienense teria sido trazido para a França no século XIX, e a baguete, então, teria se popularizado na década de 1920 em Paris, porque a sua preparação requer menos tempo para amassar e cozer que o pão redondo. Seria o resultado de uma lei que proibia o trabalho dos padeiros antes das 4 horas da manhã.
Hoje, mesmo que se ignora com precisão a sua origem, nós a encontramos facilmente em várias padarias, utilizadas nos sanduíches, no café da manhã, com queijo ou simplesmente como acompanhamento.
Pequeno truque; para saber se a baguete está boa, você tem que apertá-la e ela deve voltar à sua forma original.
Ingredientes
- 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (1kg)
- 3 colheres (chá) de fermento seco (10g)
- 3 xícaras (chá) de água (720ml)
- 2 colheres (chá cheia) de sal (10g)
Modo de Preparo
1 - Em uma tigela misture 6 xícaras (chá) de farinha de trigo com 3 colheres (chá cheia) de fermento seco. Depois junte 3 xícaras (chá) de água, 2 colheres (chá) de sal e mexa até incorporar os ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada sove a massa levemente, por 5 minutos. Volte a massa para a tigela polvilhada com farinha de trigo, cubra a tigela com um filme plástico e deixe descansar por 40 minutos.
2 - Depois deste tempo, transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada, divida em 8 porções (200g), modele no formato de baguete e coloque numa assadeira levemente untada com óleo e polvilhada com farinha, deixe até dobrar de tamanho num lugar protegido de vento (cerca de1 hora).
3 - Com um estilete faça cortes superficiais transversais nas baguetes, polvilhe um pouquinho de farinha de trigo e leve ao forno a 220ºC. Coloque também dentro do forno, na parte de baixo, uma tigela com água fervente. Asse as baguetes por mais ou menos 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em seguida.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Mín. 14° Máx. 25°