Os Jogos Sul-Americanos de 2022, realizados em Assunção, no Paraguai, promoveu a inclusão do pádel nas modalidades disputadas na competição continental. Na categoria feminina, o Brasil foi representado pela dupla formada pela bento-gonçalvense Fernanda Abarzúa Branchi e pela Alessandra de Barros, atuais campeãs brasileiras. De forma inédita, as atletas conquistaram uma medalha de bronze, ajudando o país a aumentar a vantagem na liderança do quadro geral de medalhas.
Na primeira fase, a dupla da Serra Gaúcha protagonizou em sua estreia um confronto eletrizante diante da dupla da Argentina. Apesar da boa atuação, as atletas foram superadas por 2 sets a 1, com parciais de 7x6, 4x6 e 4x6. A recuperação veio diante do Equador, com uma vitória consistente por 2 sets a 0, com parciais de 6x1 e 6x1.
Na semifinal, o Brasil encarou uma dupla chilena. Fernanda e Alessandra fizeram novamente uma boa atuação dentro de quadra e venderam caro a derrota por 2 sets a 0, com parciais de 6x4 e 6x4. Na disputa pelo bronze, no entanto, a dupla brasileira impôs a sua superioridade diante da dupla da casa, do Paraguai, e conquistaram a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6x3 e 6x3, conquistando o 3º lugar na competição. “Ainda não encontro palavras para descrever isso tudo. Que orgulho fazer parte desse momento”, comentou Fernanda em suas redes sociais.
No masculino, Júlio Julianoti e Lucas Cunha conquistaram a medalha de prata ao perder na final para a dupla da Argentina. As duplas masculina e feminina da Seleção Brasileira foram comandadas pelo treinador Patric Vaz Leaes.
O Brasil lidera o quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos de 2022 com 80 medalhas de ouro, o dobro em relação à Colômbia, que está em segundo lugar no ranking, 56 medalhas de prata e 42 medalhas de bronze, totalizando 178 medalhas.