O Campeonato Brasileiro de Rugby XV de 2023 promete muito mais emoção aos torcedores do Farrapos. A competição nacional terá um novo formato, que prevê um número maior de confrontos contra os times paulistas em um hexagonal que vai definir os finalistas do campeonato, o qual deve contar com 12 equipes na disputa.
Na primeira fase, as 12 equipes participantes serão divididas em quatro grupos com três clubes em cada chave, os quais se enfrentam em turno e returno. Classificam-se para o hexagonal os primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores segundos colocados.
No hexagonal, as seis equipes se enfrentam em turno único, e os dois primeiros colocados decidem o título. Desta forma, o time que chegar na final terá feito, no total, 10 jogos pela competição nacional.
O Campeonato Brasileiro de 2023 vai contar com a participação do Farrapos, Charrua-RS, Desterro-SC, Curitiba-PR, Pé Vermelho-PR, Tornados-SP, SPAC-SP, Jacareí-SP, São José-SP, Poli-SP, Pasteur-SP e mais uma equipe ainda não definida. Na primeira fase, o Farrapos vai encarar o Charrua, de Porto Alegre, e o Desterro-SC.
Além do novo regulamento do Super 12, o ano de 2023 também terá outra novidade para o Farrapos. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vai organizar a Copa do Brasil de Rugby XV, no formato de mata-matas.
O Farrapos, que ainda não possui títulos brasileiros em sua história, busca o a conquista inédita do Super 12 neste ano. O time alviverde está na semifinal da competição e encara, no sábado (15), a Poli-SP, atual campeã paulista, às 15h, em São Paulo-SP.