Região Turismo Experiência
Tramontina irá construir Memorial Turístico em Monte Belo do Sul
Espaço contará a história dos empreendedores da empresa a partir de seus criadores Valentin e Elisa Tramontina
07/10/2022 07h27 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Investimento deve ser em torno de R$ 10 milhões no turismo de Monte Belo do Sul - Fotos: Divulgação

O turismo de Monte Belo do Sul ganhará um reforço muito importante nos próximos meses. A Tramontina, gigante nacional especializada em utensílios e equipamentos para cozinha, eletrodomésticos, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira e plástico, além da linha de equipamentos dirigíveis, está com o projeto de criação de seu memorial. A iniciativa passa pelo restauro da antiga casa onde morou os fundadores da empresa, o casal Valentin e Elisa Tramontina, passando pela criação de uma linha de produção do icônico canivete Santa Bárbara, o primeiro com linha de montagem da Tramontina.

De acordo com o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, o município será outro após o projeto do Memorial da Tramontina sair do papel. Uma das iniciativas será o completo restauro da Casa Tramontina, que ainda está preservada na localidade de Santa Bárbara. Foi lá que a história da gigante Tramontina começou, com seus fundadores Valentin e Elisa Tramontina. No local eles montaram uma pequena ferraria, onde Valentin montava ferramentas agrícolas e dava assistência para várias empresas da região. 

Além da restauração do casarão, será relembrada a história envolvendo o canivete Santa Bárbara, primeiro produto em série feito pela Tramontina. O projeto ainda não saiu do papel, mas será grandioso e pretende transformar o cenário turístico de Monte Belo do Sul, atraindo turistas de todo o país para conhecer como a história de uma gigante empresa brasileira começou. "Temos certeza do sucesso desse empreendimento e não vemos a hora de tudo estar pronto", destacou o prefeito de Monte Belo do Sul.

Área onde ficavam as casas de Valentin e Elisa Tramontina ainda pertence a empresa e será transformado em memorial

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade