Esporte Rugby
"O jogo contra o São José nos ajuda a ter uma noção real do que vamos ter pela frente”, pondera o técnico do Farrapos
Javier Cardozo afirma que o grupo respondeu de forma positiva dentro de campo diante do desafio de encarar os atuais campeões nacionais. Agora, clube se prepara para enfrentar os atuais campeões paulistas.
03/10/2022 23h10 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

Pela primeira vez no ano, o Farrapos encarou uma equipe paulista no Campeonato Brasileiro de Rugby, em confronto válido pelas quartas de final do Super 12 de Rugby. No Estádio da Montanha, o alviverde impôs sua superioridade e derrotou o São José-SP, atual campeão da competição nacional, por 35 a 16. O clube de Bento Gonçalves é o único time fora de São Paulo que segue vivo na briga pelo título, fato que foi muito comemorado pelos atletas e pelo treinador alviverde, Javier Cardozo. 

Com ampla hegemonia da região Sul do país, o Farrapos encarou o seu primeiro desafio diante de uma das principais equipes do rugby brasileiro, a qual é detentora de 10 títulos nacionais. Com uma boa atuação dentro das quatro linhas e, sobretudo, mantendo intensidade durante os 80 minutos de jogo, o alviverde se classificou pela quinta edição consecutiva da competição entre os quatro melhores clubes do Brasil. 

“Foi um jogo muito duro, muito difícil e muito nervoso, principalmente no primeiro tempo. Eles estão acostumados a ter outro tipo de competição, e tivemos alguns jogos um pouco mais acessíveis no início do ano e sofremos por isso no começo. No entanto, fizemos alguns ajustes e todo mundo respondeu bem para se sobrepor à situação e acredito que saímos de forma positiva e em conforme com o rendimento. Agora é preparar o time para a próxima ‘final’”, analisa o técnico do Farrapos. 

De acordo com a avaliação do treinador, o a intensidade imposta pela equipe foi fundamental para a conquista do resultado positivo dentro das quatro linhas. “Não deixamos baixar a intensidade e mantivemos a consistência. Conseguimos fazer algumas trocas durante o jogo e mantivemos o mesmo nível de intensidade”, relata. 

Continua após a publicidade
Civardi foi o nome do jogo diante do São José-SP / Foto: Kévin Sganzerla

No entanto, alguns erros citados por Javier Cardozo deverão ser trabalhados nas próximas semanas visando as semifinais. Acima de tudo, o treinador salienta que o enfrentamento diante dos atuais campeões nacionais foi um bom parâmetro para encarar o próximo desafio dentro de campo. “Os erros que precisamos trabalhar muito são um pouco a disciplina, pois a velocidade do jogo é outra e temos que estar um pouco mais rápido nas pré-ações, ficar de pé mais rápido, não ficar offside. Mas esse jogo nos ajuda a ter uma noção real do que vamos ter pela frente”, pondera. 

O reencontro: Farrapos x Poli-SP

Pelo terceiro ano consecutivo, Farrapos e Poli-SP vão se enfrentar na fase de mata-matas do Campeonato Brasileiro de Rugby. Em 2018, as equipes realizaram a final da competição nacional, em Bento Gonçalves. Na ocasião, os paulistas levaram a melhor. Em 2019, os times se enfrentaram também na semifinal, em São Paulo, com vitória da Poli-SP.

Continua após a publicidade

Agora, as equipes voltam a se reencontrar dentro de campo, e mais uma vez na fase de semifinais. O confronto será em São Paulo-SP, uma vez que a diferença de pontuação obtida nas quartas de final do time paulista foi superior em relação à equipe alviverde. 

Javier Cardozo projeta que será mais um confronto difícil, mas que o Farrapos vai mais uma vez tentar deixar tudo em campo para buscar a vaga à final. “Sempre é um prazer para nós jogar contra os times de São Paulo. Sempre é uma oportunidade de crescer, então vamos encarar como sempre encaramos, ou seja, de forma muito séria, com muito respeito. Vamos treinar e analisar em detalhes o jogo deles, vamos ver onde é que podemos atacar e gerar pressão. Prometemos deixar tudo em campo, como sempre”, destaca o comandante alviverde.