O ex-presidente do Esportivo, Sérgio Pozza, irmão do ex-prefeito Darcy Pozza, será o novo patrono do alviazul. Em reunião do Conselho Deliberativo, foi definido o sucessor de Lênio Zanesco, que faleceu em abril deste ano, vítima de câncer. Sérgio Pozza será o sétimo presidente honorário da história do clube. A oficialização de sua nomeação como patrono deve ocorrer em breve.
Sérgio Pozza é atualmente um dos ex-presidentes mais ativos do Esportivo, o qual se faz presente em praticamente todos os jogos em Bento Gonçalves. Ele esteve à frente do alviazul em 1973, quando o clube, sob o comando do técnico Ênio Andrade, conquistou de forma inédita a Taça Governador, competição disputada no segundo semestre, equivalente à Copa FGF.
Além disso, naquele ano, o alviazul protagonizou um feito histórico ao se tornar o primeiro clube do interior do Estado a derrotar o Internacional no Beira-Rio, na estreia do ídolo Falcão pelo colorado. Na época, o ex-mandatário foi encorajado a assumir o clube pelo seu irmão, Darcy Pozza, o qual, naquele ano, havia sido eleito prefeito de Bento Gonçalves, e não podia seguir como presidente do Esportivo.
O ex-mandatário, desde então, segue acompanhando o clube assiduamente no Estádio Montanha dos Vinhedos. Além disso, Sérgio Pozza auxiliou recentemente na pintura das arquibancadas e participou de outras ações junto à atual diretoria do Esportivo.
Os patronos do Clube Esportivo:
O Esportivo conta, agora, com sete patronos ao longo de sua centenária trajetória. O primeiro foi o Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, entre 1919 a 1924. Depois, Victor Giovannini assumiu o posto entre 1925 a 1939. Na década de 1940, Alexandre Tesheiner foi o presidente honorário até 1947. Em 1962, Erny Hugo Dreher foi eleito o novo patrono até 1965. Posteriormente, Ludovico Giovannini assumiu de 1969 a 1977.
A partir de 1981, Pedro Morbini foi o patrono mais longevo da história do clube, até 2012, quando veio a falecer. Em 2019, no ano do centenário do Esportivo, o empresário e ex-presidente do alviazul, Lênio Zanesco, foi nomeado patrono do clube. Porém, após lutar contra o câncer, o ex-mandatário não resistiu e faleceu em abril deste ano.