Pela quinta edição consecutiva do Campeonato Brasileiro de Rugby, o Farrapos chega entre os quatro melhores clubes do país. Em jogo eletrizante na tarde deste sábado, dia 1º, o Farrapos superou o São José-SP, atual campeão nacional, pelo placar de 35 a 16, no Estádio Montanha, que recebeu bom público.
Com o resultado, o alviverde avançou para a fase de semifinal, na qual vai reencontrar a Poli-SP, contra o qual enfrentou na final da competição nacional de 2018 e na semifinal de 2019. A partida ocorre no dia 15 de outubro, em São Paulo-SP.
O jogo:
A partida iniciou equilibrada, com ambas equipes pecando no excesso de erros. O primeiro try a favor dos donos da casa saiu em jogada que começou com Teco, o qual, em arrancada, quase perdeu a bola, a qual sobrou para Civardi, que avançou para a linha de ingoal, 5 a 0. O São José diminuiu com penal convertido por Pancho. Na sequência, foi a vez de Facundo Flores converter um penal para o Farrapos.
O São José respondeu com penal de Pancho e try de Neymar, o qual saiu do maul sem marcação para anotar o primeiro try do time paulista, com conversão de Pancho. No entanto, o Farrapos voltou a marcar com mais um try de Civardi e com conversão de Facundo Flores. Ainda no primeiro tempo, Facundo converteu mais um penal, fechando o placar parcial de 18 a 13.
Na etapa derradeira, o Farrapos foi superior e não deixou o São José chegar na sua linha de ingoal, mantendo a intensidade, sobretudo defensiva, até o minuto final. O São José encostou no placar com penal com penal de Pancho, porém, pouco depois, em formação de maul, o Farrapos construiu fases próximas ao ingoal e Cristiano Primel adentrou à defesa adversária para marcar mais um try e ampliar a vantagem para o alviverde, com conversão de Facundo Flores.
O São José tentou reagir, mas parou na sólida defesa do time de Bento Gonçalves, que interceptou as jogadas ofensivas da equipe paulista. Nos minutos finais, Murillo fitou para cima da defesa e avançou para anotar o terceiro try do Farrapos, com conversão de Maurício Frison, dando números finais à partida: 35 a 16.
Agora, Farrapos terá que novamente encarar a Poli-SP, algoz do time alviverde nos últimos anos, para chegar à final e seguir sonhando com o título inédito brasileiro. Na outra semifinal, Pasteur-SP e Jacareí-SP decidem a outra vaga à decisão pela taça.
Quartas de final:
Farrapos 35 x 16 São José-SP
Curitiba-PR 5 x 26 Jacareí-SP
Poli-SP 43 x 10 Desterro-SC
Pasteur-SP 31 x 16 Charrua
Mín. 13° Máx. 29°