Algumas horas antes do início da votação, duas pesquisas apontam que a eleição presidencial será encerrada no primeiro turno após a votação deste domingo, 2 de outubro. O problema, no caso dos dois levantamentos, é que cada uma determina um vencedor. A resposta para estas diferenças tão gritantes serão conhecidas a partir do início da apuração dos votos às 17h.
A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 1º de outubro, aponta que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Siulva (PT) terá 50% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) receberá 36% desses votos. A pesquisa mostra ainda Simone Tebet (MDB) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5% e Soraya Thronicke (União Brasil) com 1%. O levantamento, que foi encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, foi realizado em entre 30 de setembro e 1º de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00245/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A decisão de fazer a pesquisa com foco nos votos válidos se dá pela proximidade do primeiro turno.
Já a pesquisa Brasmarket, divulgada nessa sexta-feira, 30 de setembro, mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na frente da disputa presidencial. De acordo com a pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados ao entrevistado), o presidente tem 45,4% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em seguida, com 30,9%. Ciro Gomes, do PDT, aparece na terceira posição, com 6,2% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) está em quarto, com 5,2%. Em seguida, aparecem Soraya Thronicke (União), com 0,8%; e Felipe D'Ávila (Novo), 0,3%; os demais registraram menos de 0,1%. Votos brancos e nulos chegam a 2,6% e indecisos, 8,3%. Bolsonaro tem mais intenções de voto do que a soma de todos os candidatos: 45,4% contra 43,8% — o que seria suficiente para vencer no primeiro turno.
O levantamento foi realizado entre 26 e 28 de setembro, com 1.600 entrevistas em 529 cidades das cinco regiões do país. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,45 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08847/2022. Foi realizada e autofinanciada pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado, ao custo de R$ 30 mil. O estatístico responsável é Bruno Agra Ferreira.