Depois de cinco anos, Farrapos e São José-SP voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro de Rugby XV. Desta vez, o time alviverde e o atual campeão da competição nacional vão decidir uma das vagas à semifinal do Super 12 de 2022, em confronto que ocorre neste sábado, dia 1º, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves.
Na fase classificatória, o Farrapos, que manteve a sua espinha dorsal mesmo após dois anos de paralisação por conta da pandemia, obteve a melhor campanha do campeonato, liderando o grupo da Região Sul de forma invicta, com 38 pontos dos 40 disputados. Além disso, o time gaúcho é detentor do melhor ataque e da melhor defesa do campeonato.
O São José, por sua vez, fez uma campanha regular no campeonato. Com um elenco significativamente modificado em relação ao time de 2019, que conquistou o decacampeonato brasileiro, a equipe paulista finalizou a primeira fase na 4ª colocação com 21 pontos, somando quatro vitórias e sofrendo seis derrotas.
No histórico do confronto, as equipes se enfrentaram nove vezes, com seis vitórias a favor dos paulistas e três pelo lado alviverde. Os clubes não se enfrentam na competição nacional desde 2017, quando o Farrapos superou o São José pelo placar de 43 a 20, atuando em seus domínios.
Apesar de ter um retrospecto negativo diante da equipe paulista, o Farrapos aposta na experiência e, sobretudo, no fator casa para conquistar a classificação. Jogando no Estádio da Montanha, o Farrapos não perde desde a final do Campeonato Brasileiro de 2018.
Para o confronto, o técnico Javier Cardozo não terá à disposição o atleta Guilherme Coghetto, convocado pela Seleção Brasileira de Sevens para atuar no XII Jogos Sul-Americanos (ODESUR), que ocorre no Paraguai, entre os dias 7 a 9 de outubro. Pelo lado da equipe paulista, Felipe Sancery, também convocado, desfalca a equipe para o confronto de quartas de final.
Serviço de jogo:
Quartas de final – Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12
Farrapos x São José-SP
Data e horário: 01/10 – 15h
Local: Estádio da Montanha (Velha) – Bento Gonçalves
Entrada franca