A promessa de que inovações tecnológicas vão revolucionar a forma de escolher e comprar carros é antiga. Mas, afinal, quando a realidade virtual aumentada, a internet das coisas, a “gameficação” e a conexão 5G vão chegar para provocar esses esperados impactos? Parece que em breve isso sairá dos protótipos em salões automotivos e feiras de tecnologia, e finalmente chegar ao seu computador, ao seu celular e até às concessionárias.
Na semana passada, Audi e Jaguar lançaram iniciativas inovadoras em realidade virtual que em breve chegarão ao Brasil, e certamente serão copiadas ou adaptadas por outras marcas automotivas. A iniciativa da Audi diz respeito ao famoso configurador do carro pelo site. Dificilmente algum comprador vai até uma concessionária sem antes pesquisar o modelo no site da montadora.
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Neles, é possível configurar o carro em suas várias versões, cores e acessórios (hoje parece normal, mas há alguns anos causava espanto). Só não dá para fechar o negócio online porque a lei proíbe os fabricantes de vender sem passar por um revendedor autorizado. Isso não deve mudar tão cedo, mas a tendência é que esses configuradores dos sites fiquem cada vez mais sofisticados.
A Audi é a primeira a utilizar visualização 3D em seu configurador de produto. Em vez das manjadas imagens estáticas, os clientes podem experimentar pela primeira vez uma visão em 360º de um veículo animado. O aplicativo está sendo lançado na Alemanha e em 24 países ao redor do mundo. O Brasil não está na lista ainda, mas o plano da marca alemã é adotar essa tecnologia em todos os mercados
lCom a visualização 3D, os clientes experimentam o carro customizado interativamente e em uma perspectiva realista, nos mínimos detalhes. Eles podem ligar os faróis ou abrir e fechar as portas. Em termos matemáticos, há centenas de milhões de configurações de modelos e equipamentos disponíveis. O carro pode ser inserido em diferentes cenários, como um túnel ou uma paisagem verde com apenas um clique.
Outro recurso é a capacidade de exibir os menores detalhes de acabamento, luzes diurnas e de estacionamento, entre outros. O modelo é renderizado em tempo real em qualquer dispositivo diretamente no site da Audi, sem necessidade de instalação de programas adicionais. O aplicativo 3D usa dados dos modelos da marca e técnicas de renderização virtuais, assim como na indústria de jogos. Planos incluem melhorar a qualidade de imagem em cenários específicos de cada país e uso customizado do recurso em concessionárias.
Simulação de uso no dia a dia
Uma das dúvidas mais frequentes dos interessados em um carro é: como ele se comportará no uso cotidiano? A inglesa Jaguar começa a resolver parte dessa equação por meio de um aplicativo de smartphone. A novidade ajuda os interessados no SUV elétrico I-Pace a simular seu comportamento no dia a dia, antes mesmo de chegarem ao volante do veículo.
O programa captura os dados das viagens para calcular possíveis economias e mostrar o quanto de bateria seria gasto no percurso. Ou ainda informar quantas recargas seriam necessárias em uma semana dirigindo o I-Pace, modelo que será lançado no fim deste ano no Brasil.
Ao abrir o aplicativo, o usuário pode inserir informações reais quanto à economia de combustível do seu veículo atual e calcular quanto economizaria ao trocar o modelo pelo I-Pace. Uma vez que as viagens tenham sido registradas, o aplicativo estimará o período em que os motoristas podem atingir uma carga completa de uso. Um mapa interativo permite a busca de pontos de recarga mais próximos em uma rota escolhida ou em uma área próxima.
Obviamente, um aplicativo como esse pode ser útil não apenas para elétricos, mas também por modelos a combustão. Geralmente essas tecnologias chegam em modelos icônicos, mas acabam virando commodity e sendo popularizadas para uso em geral. Foi assim com os atuais configuradores dos sites das montadoras.
Além de ajudar a na escolha do carro, algumas tecnologias da era virtual deverão ser aplicadas, em breve, no momento da visita à concessionária, sobretudo para test-drives. Além da tradicional voltinha no quarteirão, os potenciais compradores poderão simular o uso do carro em outras condições de uso, em simuladores de alta precisão, com óculos de realidade aumentada.
A Mercedes-Benz já testa essa possibilidade em algumas lojas na Alemanha, inicialmente para o novo Classe A, mas deverá expandir a iniciativa. É isso que se espera de uma loja-butique com o uso da realidade virtual aumentada. Será uma forma de trazer atratividade a uma coisa que ultimamente perdeu muito de seu charme a apelo: visitar lojas de carros.
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