Após duas vezes bater na trave, o Farrapos almeja, nesta temporada, conquistar o tão sonhado título inédito do Campeonato Brasileiro de Rugby. O primeiro passo, a fase classificatória, foi dado. O próximo desafio, agora, será diante do São José-SP, atual campeão da competição nacional e que busca o seu 11º título em sua trajetória de 40 anos no rugby brasileiro. Pregando respeito ao time de Bento Gonçalves, a equipe paulista visa "deixar tudo em campo" em busca do resultado positivo.
A história do Rugby em São José dos Campos iniciou em 1982, porém veio a se tornar um clube com o nome de “São José” a partir de 1987, com a presença significativa de argentinos em seus primeiros anos de existência. Em 2002, o time paulista se sagrou pela primeira vez campeão brasileiro. Desde então, tornou-se uma potência da modalidade no Brasil, sendo o segundo maior campeão nacional de Rugby XV.
Em 2019, o São José se sagrou decacampeão ao superar na final a Poli-SP, que havia derrotado o Farrapos na semifinal. No entanto, conforme o atual treinador, Duda Padilha, o elenco se modificou significativamente em relação ao time que conquistou o último Campeonato Brasileiro. “O time do São José era outro, assim como nossos objetivos. Foram 15 a 17 jogadores que saíram do plantel de 2019, mas isto não é um problema, pois estamos preocupados em difundir um novo grupo, uma nova era e novos valores de vida”, salienta o treinador.
Confira também: "Daqui em diante cada jogo tem que ser jogado como uma final", afirma o técnico do Farrapos
Na primeira fase do Super 12 de 2022, o São José somou 21 pontos, ocupando a 4ª colocação do grupo da Região Sudeste. A equipe conquistou quatro vitórias e sofreu seis derrotas na competição. Em 10 partidas, a equipe paulista anotou 283 pontos, uma média de 29 pontos por jogo, e levou 227 pontos, ou seja, uma média de 22 pontos sofridos por partida. “Acredito que o mais importante foi o desenvolvimento do grupo, plano de jogo e composição do plantel. Criar novamente os laços de amizade e valores pelos quais gostamos de jogar Rugby, que são amizade e companheirismo”, analisa Padilha.
Para o confronto diante do Farrapos, o técnico do São José coloca a responsabilidade para o lado alviverde e prega respeito ao time gaúcho. “Toda responsabilidade será do Farrapos, já que é um time mais experiente, está invicto e com sede de título. É uma equipe de muitos amos e de muitos valores. O Farrapos merece um título por toda sua história, respeito muito este clube, por trabalham duro pelo Rugby”, enaltece o comandante da equipe paulista.
Apesar do novo objetivo para 2022, direcionando o seu foco para o desenvolvimento da equipe e da revitalização de alguns valores de vida que, segundo Padilha, estavam adormecidos, o treinador não deixa de salientar o intuito de fazer frente ao Farrapos em busca do resultado positivo. “Vamos dar trabalho, pois o São José Rugby tem sim vontade de fazer um bom jogo no Estádio da Montanha”, destaca.
Dentro das quatro linhas, Padilha pondera a importância de manter a tranquilidade para efetuar o que vem sendo trabalhado na preparação da equipe para o confronto. “O Farrapos é um time muito forte e de inúmeras habilidades, um time esporte e com grandes comandantes. O São José precisa manter a calma e jogar o seu melhor rugby. O grupo se desenvolveu muito no decorrer da temporada. Vamos taclear e ter coração quente, o que vai ser crucial para ter um ótimo desempenho”, comenta o treinador, que complementa:
“Será um momento de união, diversão, garra e dedicação. Estou extremamente feliz com o grupo que formamos e seu aonde os meninos podem chegar. Com certeza será um jogo para deixar tudo em campo, assim como o rugby deve ser”, frisa Padilha.
O confronto decisivo entre Farrapos e São José valendo vaga à semifinal do Super 12 de 2022 ocorre neste sábado, dia 1º, às 15h, no Estádio da Montanha. As equipes não se enfrentam desde 2017.
Serviço de jogo:
Quartas de final – Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12
Farrapos x São José-SP
Data e horário: 01/10 – 15h
Local: Estádio da Montanha (Velha) – Bento Gonçalves
Entrada franca
Mín. 13° Máx. 29°