13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves recebe o XI Festival Nacional da Arte Capoeira, Batizado e Troca de Cordas

Programação conta com batizado e troca de faixas, aulão de capoeira aberta ao público e cursos para capoeiristas. São esperados cerca de 300 capoeiristas no município entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.

29/09/2022 às 10h57 Atualizada em 29/09/2022 às 11h25
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

O berimbau vai ecoar no município de Bento Gonçalves, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, para o XI Festival Nacional da Arte Capoeira, organizado pela Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Abadá-Capoeira Bento Gonçalves). O evento vai reunir cerca de 300 capoeiristas da região e de outros estados, com uma programação repleta de cursos e atividades abertas ao público. Com a participação dos núcleos do projeto social Ginga Bento Gonçalves, o Festival organiza, no sábado, dia 1º, o batizado e a troca de cordas. 

O Festival realiza cursos para capoeiristas a partir de sexta-feira, no Ginásio Municipal Darcy Pozza, com o Mestrando Sorridente, de Porto Alegre, e o Mestre Pernilongo, de Americana-SP.  

No sábado, a partir das 10h, ocorre o Aulão de Capoeira e Roda de Mês, na Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves. À tarde, às 16h, o aulão será realizado na praça da Igreja São Bento, no bairro Planalto. Ambas as atividades são abertas ao público. 

Também no sábado, às 18h, ocorre o Batizado e a Troca de Cordas, com a participação de crianças e adolescentes dos núcleos do Ceacri Carrossel da Esperança, do bairro Municipal, Ceacri Toquinha da Amizade, do bairro Conceição, do CECI, do bairro Borgo, do Sest Senat, do bairro Salgado, do Ceacri Balão Mágico, do bairro Aparecida, e do Espaço da Capoeira, cuja sede se localiza no salão da comunidade do bairro Maria Goretti. 

Crianças e adolescentes dos núcleos do projeto também vão participar das atividades ao longo da programação / Foto: Kévin Sganzerla

 

“A troca de cordas é o momento de graduação dos alunos, os quais recebem as suas cordas novas, que é referente ao seu ano de treinamento, a sua dedicação, como se fosse a troca de faixas das artes marciais. Porém, na capoeira, trouxemos a corda como uma representação, um símbolo que amarravam e açoitavam os escravos, e hoje trazemos como uma representação simbólica do conhecimento que cada capoeirista tem”, explica o professor Luan de Borba, mais conhecido como Cordilheira. 

O batizado, por sua vez, refere-se ao aluno que está participando pela primeira vez da troca de cordas. Conforme explica Cordilheira, o capoeirista é apresentado ao grupo e é firmado o seu apelido. Na ocasião, serão graduados quatro professores de capoeira. 

Confira a programação completa:

30/09 – sexta-feira

19h – Curso com o Mestrando Sorridente de Porto Alegre;

20h30 – Curso com o Mestre Pernilongo de Americana-SP

Local: Ginásio Municipal Darcy Pozza

01/10 – Sábado 

8h – Curso Simultâneo com o Mestre Pernilongo e Mestrando Sorridente

Local: Praça CEU, no bairro Ouro Verde

10h – Aulão de Capoeira e Roda de Mês

Local: Via del Vino, no Centro

14h - Curso Simultâneo com o Mestre Pernilongo e Mestrando Sorridente

Local: Rua Coberta, no bairro Planalto

16h – Caminhada até a Igreja São Bento e Aulão na Praça São Bento;

17h – Caminhada para a Rua Coberta

18h – FESTIVAL NACIONAL DA ARTE CAPOEIRA DE BENTO GONÇALVES, BATIZADO E TROCA DE CORDAS

Local: Rua Coberta, bairro Planalto

02/10 – Domingo

9h - Curso Simultâneo com o Mestre Pernilongo e Mestrando Sorridente

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários