Um momento histórico e que deve render bons frutos. Assim foi definido pela maioria dos participantes de uma reunião organizada pelo empresário Juarez Valduga para buscar uma unificação do turismo na Serra Gaúcha. A iniciativa quer reunir sete cidades (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul) trabalhando a região turística como um todo, fazendo com que o número de visitantes se multiplique nos próximos anos. O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira, 28 de setembro, no restaurante Maria Valduga, em Bento Gonçalves.
De acordo com Juarez Valduga, a região tem um potencial enorme trabalhando de forma unificada e discutindo ações conjuntas. Participaram do encontro, empresários como Clóvis Tramontina, Daniel Bampi e Edson Tomiello, assim como os prefeitos Diogo Siqueira, de Bento Gonçalves, Fabiano Feltrin, de Farroupilha, Adiló Didomênico, de Caxias do Sul, Hadair Ferrari, de Pinto Bandeira, e Adenir José Dallé, de Monte Belo do Sul. O objetivo, a partir desta reunião, é formar uma entidade que possa representar as sete cidades da região, concentrando uma força única de busca de recursos, criação de conexões e apoio entre os municípios.
Para o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, a reunião é histórica e é um passo importante para o desenvolvimento do turismo da Serra Gaúcha como um todo. Porém, segundo ele, muitas questões burocráticas e de legislação precisam ser resolvidas nos próximos meses de tralho. Uma delas são as questões sindicais, principalmente envolvendo o trabalho aos domingos e feriados. "É inadmissível que uma cidade que quer ser turística não possa abrir um comércio nos feriados", destacou o prefeito.
O mesmo pensamento tem o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin. Para ele, as prefeituras tem que apoiar essa iniciativa, ajudando com a melhoria da infraestrutura das estradas no interior, criando ciclovias nas divisas entre as cidades, etc.. Porém, é preciso criar uma entidade que seja tocada integralmente pela iniciativa privada. "Para alcançar o sucesso, Gramado criou a Gramadotour. Temos que ter algo semelhante aqui, com pessoas altamente capacitadas para fazer este nosso desejo sair do papel de maneira forte e coesa", resumiu o prefeito.
Para o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, todas as cidades têm muito ganhar com esse projeto. O fortalecimento da região como um todo irá atrair investidores e vai permitir que os municípios ofereçam novos atrativos. "Temos que continuar trabalhando e incentivando o desenvolvimento de tudo o que já temos aqui, a nossa essência, o bem receber as pessoas", relatou o prefeito.
Para o idealizador do projeto, o empresário Juarez Valduga, o turista que vem pra cá, na sua maioria, não sabe se está em Gramado, Bento ou Caxias, ele sabe que está na Serra Gaúcha e é esta marca que precisa aparecer com força entre as sete cidades que se dispuseram a participar da iniciativa. "Temos muita gente importante se unindo a nós nessa ideia. Agora não podemos deixar esse sonho morrer aqui nessa reunião", ressaltou o empresário.
Para o empresário Clóvis Tramontina, as questões trabalhistas precisam ser revistas com o sindicato para que as questões turísticas avancem. Também é preciso levar a cultura do turismo para as escolas das cidades que compõem a região, a fim de que as crianças aprendam a receber bem as pessoas depois de adulto, além de conhecer os pontos turísticos da cidade onde moram. Ele destaca que uma parceria público-privada pode garantir a geração de uma solidificação do turismo como uma grande ferramenta geradora de empregos e de retorno financeiro para as empresas e para os municípios. "Estamos dando um passo muito importante para o futuro da nossa região", revelou o empresário.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, destacou que o turismo precisa ser profissionalizado, a fim de garantir a vinda de um número ainda mais significativo de turistas. Ele acredita que a região está dando um passo importante para se tornar referência nacional em atrativos turísticos, assim como acontece com o nordeste do país e o Rio de Janeiro. "Vamos dar todo o apoio para que esse projeto aconteça e possamos criar ideias conjuntas que beneficiem a todos", finalizou o prefeito.