Típica da culinária mineira, os principais ingredientes da vaca atolada são a costela e a mandioca. Mas e de onde vem esse nome? Existem duas versões: a primeira afirma que é porque a costela fica "atolada" na mandioca. Já a segunda remonta aos tempos coloniais, quando os tropeiros levavam, no embornal, carne mergulhada na gordura, o que garantia que o alimento não deteriorasse. Ao longo do caminho, passavam pelas rotas da mandioca e as colhiam para misturar na carne.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Tempo médio de preparo: 1h30
Ingredientes
2kg de costela em ripa;
4 tomates maduros;
1 cebola grande;
4 dentes de alho;
1 kg de mandioca;
pimenta cumari;
pimenta do reino;
sal;
salsinha;
óleo de soja ou azeite;
água.
Modo de preparo
Tire o excesso de gordura da costela. Deixe o óleo bem quente e sele a costela até que fique dourada. Depois, dispense o excesso de oléo. Coloque a cebola em rodelas, o alho, o tomate e refogue até desmanchar. Passe tudo para a panela de pressão e acrescente água. Deixe cozinhar por mais ou menos 60 min.
Cozinhe a mandioca à parte e reserve. Depois de cozinhar a carne, retire o excesso de gordura e os ossos. Junte a costela, o caldo da carne, a mandioca e deixe cozinhar por mais 10 minutos sem pressão. Finalize com salsinha.
A dica dele é servir com arroz, tutu e couve manteiga.
Fonte: https://revistagloborural.globo.com