Depois de garantir uma das vagas para a Divisão de Acesso de 2023, o Monsoon FC, de Porto Alegre, comandado pelo técnico Cristian de Souza, que iniciou sua trajetória como treinador em Bento Gonçalves, conquistou o título da Terceirona Gaúcha. Na final, o time da capital superou o Bagé pelo placar de 1 a 0, no jogo de volta, e ficou com a taça logo em sua primeira participação em uma competição profissional de sua história.
Na temporada 2022, Cristian de Souza passou pelas três divisões do futebol gaúcho. Primeiro, o treinador comandou o Guarany de Bagé, que foi rebaixado do Gauchão. Depois, esteve à frente do Veranópolis na Divisão de Acesso, obtendo a melhor campanha na primeira fase, mas sendo eliminado nas quartas de final. Agora, na Terceirona Gaúcha, o técnico protagonizou uma campanha invicta para levar o Monsoon ao acesso e ao título inédito.
Na final, após empatar em 0 a 0 em Pelotas, onde foi realizado o jogo de ida, o Monsoon levou a melhor na segunda partida decisiva, garantindo o título com gol aos 43 minutos da etapa derradeira. O lance do título começou em uma cobrança de falta de Matheus Silva. O zagueiro Lucas e o goleiro Josemar se chocaram na dividida, e a bola acabou entrando, dando a taça aos mandantes, que encerram a competição com 100% de aproveitamento em casa e sem derrotas no geral.
Como treinador, esse é o primeiro título de Cristian de Souza no futebol gaúcho. O técnico, que tem contrato com o clube até o final de 2022, segue no comando do clube na disputa da Copa FGF.
O Monsoon FC:
O Monsoon FC é um clube/empresa fundado em 22 de novembro de 2021, que conta com investimento de um grupo dos Emirados Árabes e que está instalado no Parque do Lami, em Porto Alegre, cuja estrutura pertence à família Assis Moreira, onde saíram grandes atletas do futebol brasileiro, como Ronaldinho Gaúcho e Tinga, e mais recentemente o volante Fred, do Manchester United, e o meia Raphinha, do Barcelona.