O momento mais esperado para os amantes dos livros chegou. Na noite desta quarta-feira, 21, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura o lançamento da 37ª Feira do Livro com o tema “Qual seu destino literário?” e lema “Explore novas aventuras”. Na ocasião, também foram divulgadas a programação e a identidade visual do evento. A Feira começa no dia 05 de outubro e termina no dia 16 de outubro.
A Feira retorna a programação 100% presencial, com 11 livreiros na Via Del Vino. O evento envolverá em torno de 9 mil alunos, 48 escolas e 2 universidades. Além de uma intensa programação artística e cultural com os animadores Bárbara Catarina e Damiel Brocker.
Ainda, terá o lançamento de nove livros, a presença de 13 escritores locais e 18 de outras cidades e estados, palestras com o escritor Fabrício Carpinejar e Pedro Guerra, 17 contações de histórias, exposição de Jaque Pauletti, 5 apresentações teatrais, 27 musicais, danças e oficina, que totalizam 122 atividades.
No dia 15 de outubro ocorre uma programação especial da 6ª Feira do Livro Infantil do Sesc - Livros, Bonecos e outros Trecos com atrações e atividades.
Na ocasião, foi revelada a identidade visual da 37ª edição. A literatura transporta, leva a cenários fantásticos e novos horizontes. “A presença do leitor se torna o plano de fundo para os cenários que somos transportados ao abrir um livro. Com figuras marcantes da fauna e folclore brasileiro, buscamos trazer esse olhar do público para as maravilhas que estão presentes aqui no nosso país. E para vocês? "Qual o seu destino literário?", instigou Elisa Lentes, da comissão organizadora, ao apresentar a arte.
O escritor homenageado Firmino Splendor reforça sobre a importância da Feira do Livro. “Um local onde as pessoas possam buscar obras que sejam positivas para a sua realidade da vida. Digam para os familiares, para os amigos, para os colegas, que visitem a Feira. Não simplesmente visitar, mas brinde alguém com um livro. Porque ler é fundamental”.
Em vídeo, o poeta Zack Magiezi, compartilhou a sua alegria de estar como patrono. “Estou muito feliz em ser o patrono da Feira do Livro de Bento Gonçalves. Quero convidar a todos que usufruam da Feira e participem da programação que, com certeza, vai ser um evento inesquecível como também vai ser para mim. Em breve estarei em Bento Gonçalves para conversar, trocar ideias, e receber todo esse carinho e acolhimento”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares salientou sobre a relação da Feira com as escolas. “Focamos na aproximação do aluno com o escritor, com ações e atividades na Via Del Vino ou na própria escola. Sempre visando proporcionar uma relação frutífera e de estímulo para a leitura”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, ressaltou a importância do evento de fomentar a diversidade. “A sociedade não é uniforme como bem demonstra essa plateia onde muitas pessoas representam uma área. Graças a Deus pelas diferenças. Viva a diferença, pois temos que combater o preconceito. Parabenizo a equipe da Biblioteca Pública a este festival literário chamado Feira do Livro que auxilia na construção de uma realidade múltipla”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que a Feira do Livro precisa ser muito valorizada. "As crianças precisam estar nestas feiras para gente demonstrar para elas que há algo mais profundo do que a simples internet. A Feira do Livro enriquece a nossa comunidade, pois traz, shows, atrações, debates de ideais. Isso demonstra a soma dos talentos individuais neste evento grandioso. Parabéns a equipe por proporcionar a Bento este evento”.
O lançamento da 37ª Feira da Livro contou com a apresentação da MegaDrivers por meio do projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura "Time Line do Rock 'n' Roll".
Programação 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves
Dia 05/10, quarta-feira
Horário/Atividade/Local
8h - Contação de Histórias, com o Damiel Brocker - EMEF Fenavinho
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - Clube Aliança
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - Clube Aliança
10h - Contação de Histórias, com Damiel Brocker - EMEF Professor Agostino Brun
12h - Início da comercialização de livros - Via Del Vino
14h - Música na Feira: Cordas de nylon, com Giovani Stormovski - Via Del Vino
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - Clube Aliança
14h - Contação de Histórias, com Damiel Brocker - EMEF Ouro Verde
15h15min - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - Clube Aliança
15h30min - Espetáculo na Feira: As Phynas apresentam Fenabephy - Via Del Vino
18h - Abertura oficial da 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves - Clube Aliança
19h - Apresentação dos Projetos: Maturidade Urbana e Orquestra PercBento - Clube Aliança
Dia 06/10, quinta-feira
Horário/Atividade/Local
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Chris Dias - Clube Aliança
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - EEEF Amaro Bittencourt
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Chris Dias - Clube Aliança
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - EEEF Amaro Bittencourt
10h - O palco é seu: alunos EMEF Noely Clemente de Rossi - Via Del Vino
12h - Música na Feira: Paulo Belusso - Via Del Vino
14h - O palco é seu: alunos EEEM Mestre Santa Bárbara - Via Del Vino
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Chris Dias - Fundação Casa das Artes
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - Clube Aliança
15h15min - Projeto Encontro com o Escritor: Chris Dias - Fundação Casa das Artes
15h15min - Projeto Encontro com o Escritor: Léia Cassol - Clube Aliança
18h - Entrevista com o Patrono Zack Magiezi. Mediação: Escritora Sabrina Dalbelo - Via Del Vino
19h - Palestra "Diagnóstico não é destino: a fé modifica a vida", com o Escritor Fabrício Carpinejar - Clube Aliança
Dia 07/10, sexta-feira
Horário/Atividade/Local
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Eleonora Medeiros - EMTI São Roque - Profª Nilza C. Kratz
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Dinarte Albuquerque Filho - Clube Aliança
10h - Espetáculo Teatral "Viva a natureza", da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Via Del Vino
10h - Encontro com o Patrono Zack Magiezi - Clube Aliança
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Dinarte Albuquerque Filho - Col. E. Visconde de Bom Retiro
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Eleonora Medeiros - EMTI São Roque - Profª Nilza C. Kratz
12h - Música na Feira: DUO - Via Del Vino
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Eleonora Medeiros - Clube Aliança
14h - Bate-papo com o Escritor Dinarte Albuquerque Filho - EEEM Mestre Santa Bárbara
15h15min - Encontro com o Patrono Zack Magiezi - Clube Aliança
15h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Eleonora Medeiros - EMEF Santa Helena
17h - Música na Feira: Kelvin Alves Acústico - Via Del Vino
18h - Entrevista e Lançamento de Livro, com o Escritor Homenageado Firmino Splendor. Mediação: Escritor e Jornalista Rodrigo De Marco - Via Del Vino
19h30min - Bate-papo com o Escritor Pedro Guerra - Clube Aliança
Dia 08/10, sábado
Horário/Atividade/Local
10h - Música na Feira: Som do Coração - Via Del Vino
12h - Espetáculo na Feira: Fragmentos D'elas - Via Del Vino
14h - Dança na Feira: Chula Show - Via Del Vino
15h - Lançamento dos livros: "Rald, o robô", da Escritora Adriana Tier e "Vida de Campo", do Escritor Rodrigo Arcari, mediado pelo Jornalista José Estefanon - Via Del Vino
16h30min - Sarau Literarte "Destinos Literários!", mediado pelo Escritor e Músico Filippo Pezzini. Participantes: Patrono Zack Magiezi, Escritor Homenageado Firmino Splendor e o Escritor Gabriel Josende - Via Del Vino
18h - Música na Feira: Acústica Rock - Via Del Vino
19h - Bate-papo: "Literatura pós-pandêmica", mediado pelo Escritor Douglas Ceccagno e com a participação do Escritor Leandro Henrique Ortolan - Clube Aliança
Dia 09/10, domingo
Horário/Atividade/Local
14h - Música na Feira: Os Pelicanos - Via Del Vino
16h - Lançamento dos livros "Simplesmente rara", da Escritora Greicimara Ferrari e "Crônicas da vida em pandemia", da Escritora Taiana Rossi, mediado pelo Escritor e Jornalista Rodrigo De Marco - Via Del Vino
18h - Música na Feira: Grupo de canto "God's Messenger" - Via Del Vino
19h - Bate-papo: "As redes sociais como ambientes de leitura", mediado pela Bibliotecária Eunice Pigozzo. Participantes: Patrono Zack Magiezi, Escritora Sabrina Dalbelo - Clube Aliança
Dia 10/10, segunda-feira
Horário/Atividade/Local
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Rosane Castro - Clube Aliança
8h30min - Contação de Histórias, com Bárbara Catarina - EEEF Pedro Vicente da Rosa
9h - O palco é seu: alunos EMTI São Roque - Profª Nilza C. Kratz - Via Del Vino
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Rosane Castro - EMEF Professor Félix Faccenda
12h - Música na Feira: Kelvin Alves Acústico - Via Del Vino
13h - Projeto Leitura Viva, com a Escritora Sabrina Dalbelo - Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Rosane Castro - Clube Aliança
14h - O palco é seu: alunos EMEF Vânia Mincarone - Via Del Vino
15h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Rosane Castro - Clube Aliança
16h - Música na Feira: Anderson Neto - Via Del Vino
18h - Música na Feira: No caminho de volta - Via Del Vino
19h - Bate-papo: "Enoturismo: o encontro entre literatura, cultura, gastronomia e viagens", mediado pelo Jornalista José Estefanon. Participantes: Escritor Homenageado Firmino Splendor e Escritora Márcia Ferronato - IFRS
19h30min - Encontro com o Patrono Zack Magiezi - Clube Aliança
Dia 11/10, terça-feira
Horário/Atividade/Local
8h - Projeto Leitura Viva, com a Escritora Sabrina Dalbelo - Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - Clube Aliança
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Christian David - Fundação Casa das Artes
10h - Encontro com o Patrono Zack Magiezi - IEE Cecília Meireles
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - Clube Aliança
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Christian David - Fundação Casa das Artes
14h- Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - Clube Aliança
14h - Contação de Histórias, com Bárbara Catarina - EMEF Princesa Isabel
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Christian David - EMTI São Roque - Profª Nilza C. Kratz
14h - Programação da Semana da Criança da EMI Mamãe Coruja: “Cineminha especial na Fundação Casa das Artes”. Filme: “Red - Crescer é uma fera.” - Fundação Casa das Artes
18h - Espetáculo de Orquestra de Bento Gonçalves & Renato Borghetti, com participação especial de Daniel Sá - Via Del Vino
19h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - Clube Aliança
Dia 12/10, quarta-feira
Horário/Atividade/Local
TARDE - Festa das crianças - Via Del Vino
13h30min - Música na Feira: Sami Voz e Violão - Via Del Vino
15h - Espetáculo Musical e Teatral infantil, com Bando Lúdico - Via Del Vino
17h - Música e Dança na Feira: Orquestra do Projeto Coração Cidadão e Danças do Projeto Coração Cidadão - Via Del Vino
Dia 13/10, quinta-feira
Horário/Atividade/Local
8h - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - EEEM Mestre Santa Bárbara
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Marô Barbieri - Clube Aliança
10h - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - EEEM Mestre Santa Bárbara
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Marô Barbieri - EEEF Prof. Angelo Chiamolera
10h - Contação de História, com o Grupo Quiquiprocó - Via Del Vino
12h - Música na Feira: NaTú - Via Del Vino
13h30min - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Marô Barbieri - Clube Aliança
14h - O palco é seu: alunos da Escola Liette Tesser Pozza - Via Del Vino
14h - Bate-papo com o Escritor Chiquinho Divilas - EEEM Mestre Santa Bárbara
15h - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
15h15min - Projeto Encontro com o Escritor: Marô Barbieri - EMEF General Rondon
15h30min - Bate-papo com o Escritor Chiquinho Divilas - EMEF Ernesto Dorneles
16h - Música na Feira: Abraçaí com o Projeto Orquestra de violões - Via Del Vino
18h - Música na Feira: Banda Jogo Sujo - Via Del Vino
19h - Bate-papo: "Literatura infantil: a viagem para o mundo da imaginação", mediado pela Escritora Fabiane Sassi Caio. Participantes: Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica e Escritora Adriana Tier - Via Del Vino
Dia 14/10, sexta-feira
Horário/Atividade/Local
8h - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
8h30min - Entrega das medalhas dos jogos escolares - Via Del Vino
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - EMEF Professora Maria Borges Frota
08h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Carlos Badia - Col. E. Landell de Moura
8h30min - Projeto Encontro com o Escritor: Antônio Schimeneck - Clube Aliança
10h - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
10h - Contação de Histórias, com o Grupo Quiquiprocó - Via Del Vino
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Chiquinho Divilas - EMEF Professora Maria Borges Frota
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Carlos Badia - Col. E. Landell de Moura
10h - Projeto Encontro com o Escritor: Antônio Schimeneck - Col. E. Dona Isabel
12h - Música na Feira: Paulo Belusso - Via Del Vino
14h - Projeto Encontro com o Escritor: Antônio Schimeneck - Clube Aliança
14h - Contação de Histórias, com Damiel Brocker - Via Del Vino
14h - Contação de Histórias, com Janio Nunes da Cia. Garagem - EEEF Gal. Bento Gonçalves da Silva
14h - Bate-papo com o Escritor Carlos Badia - CE Landell de Moura
15h15min - Projeto Encontro com o Escritor: Antônio Schimeneck - Clube Aliança
16h - Lançamento dos livros "Instante infinito", do Escritor Dan Poletti e "Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre" do Escritor e Cineasta Boca Migotto, mediado pelo Produtor Cultural Guilherme Krema - Via Del Vino
18h - Música na Feira: AIUKÁ - Via Del Vino
19h - Bate-papo: "Decolonialismo", mediado pela Atriz e Pesquisadora Nina Picoli. Participantes: Escritora Cristine Tedesco e Escritora Sabrina Dalbelo - Via Del Vino
19h30min - Mesa redonda sobre escritores gaúchos: Aldyr Garcia Schlee e Sérgio Faraco - diálogos literários na fronteira. Participantes: Integrantes do Sopro Podcast - Michele Savaris, Tiago Pedruzzi, Iuri Müller e Celso Augusto Uequed Pitol. - IFRS
Dia 15/10, sábado
6ª Feira do Livro Infantil do Sesc - Livros, Bonecos e outros Trecos.
Horário/Atividade/Local
8h às 11h - Oficina de MeiaLokos, pela Ih,Contei! - Clube Aliança
9h - Contação de Histórias, com o Escritor e Patrono da 6ª Feira do Livro Infantil Sesc, Danilo Furlan - Via Del Vino
10h - Espetáculo “A Magia da Leitura”, com o Grupo Quiquiprocó - Via Del Vino
11h - Contação de Histórias, com o Escritor e Patrono da 6ª Feira do Livro Infantil Sesc, Danilo Furlan - Via Del Vino
12h - Música na feira - Apresentação de Jaiane Trivelin - Via Del Vino
14h - Contação de Histórias, com o Escritor e Patrono da 6ª Feira do Livro Infantil Sesc, Danilo Furlan - Via Del Vino
15h - Espetáculo “O Lançador de Foguetes”, com o Grupo de Teatro De Pernas pro Ar - Via Del Vino
15h - Espetáculo “Cuco, a linguagem dos Bebês no teatro”, com a Cia Caixa do Elefante - Clube Aliança
16h - Espetáculo “Tifanny - Histórias de uma Meia Louca”, pela Ih, Contei! - Via Del Vino
17h - Cortejo “Livros, Bonecos e Outros Trecos” - Via Del Vino
17h30min - Espetáculo “Aventuras na Biblioteca”, com a Cia Garagem de Teatro - Via Del Vino
Dia 16/10, domingo
Horário/Atividade/Local
14h - Música na Feira: Kelvin Alves Acústico - Via Del Vino
15h - Lançamento dos livros: "Eu é muitos outros", do Escritor Douglas Ceccagno e "O gira da fechadura", do Escritor Paulo Roberto Wünsh, mediado pelo Escritor Ismael Sebben - Via Del Vino
16h30min - Música na Feira: Farina Brothers - Via Del Vino
18h - Cerimônia de encerramento de 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves / Apresentação do Coral da Fundação Casa Das Artes - Clube Aliança
Dia 05/10 a 16/10
Horário/Atividade/Local
Exposição Lá: É Bem Longe - Artista: Jaque Pauletti / Curadoria: Sofia Gravina - Fundação Casa das Artes
LIVREIROS PARTICIPANTES: 15% de desconto, além de livros promocionais, saldos e usados.
APP - Apolo Papéis e Presentes - Bento Gonçalves
Betel - Bento Gonçalves
Centro Esp. Cacique de Barros - Bento Gonçalves
Clip Bento - Bento Gonçalves
Dom Quixote Livraria - Bento Gonçalves
Livraria Bilhalva - Bento Gonçalves
Livraria Santos - Bento Gonçalves
Sebo da DomQui - Bento Gonçalves
Instituto de Leitura Quindim - Caxias do Sul
Nômades BookSeller - Capão da Canoa
Sebo Curumim - Cachoeira do Sul