15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

O mundo do vinho e dos azeites se encontram na Wine South America

Principal feira profissional de vinhos da América Latina inicia nesta quarta-feira, 21 de setembro. Mais de 5 mil compradores são esperados no evento, que segue até o dia 23.

20/09/2022 às 10h26 Atualizada em 21/09/2022 às 14h24
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Feira volta a acontecer de forma presencial desde 2019, devido à pandemia do novo coronavírus - Fotos: Vagão Filmes
Feira volta a acontecer de forma presencial desde 2019, devido à pandemia do novo coronavírus - Fotos: Vagão Filmes

Os principais setores ligados ao universo do vinho se encontram a partir desta quarta-feira, 21 de setembro, na 3ª edição da Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. A feira ocorre até a sexta-feira (23), na Fundaparque, em Bento Gonçalves - cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença no evento.

A 3ª edição da WSA brinda o retorno dos eventos presenciais e o excelente momento do setor vitivinícola. A expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. "A Wine South America retorna ainda maior e mais completa, mantendo nossos dois principais propósitos: reunir público qualificado e promover negócios. Essas foram as bases de nossas duas edições presenciais bem-sucedidas e também do trabalho que realizamos durante a pandemia, quando continuamos fomentando o setor com projetos digitais que potencializam a promoção e comercialização de vinho", destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

A feira é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.

Nesta edição, mais de 360 marcas nacionais e internacionais apresentarão suas novidades aos visitantes. Vinícolas da Argentina, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Portugal, Romênia e Uruguai estão entre os expositores confirmados, mostrando um panorama vitivinícola dos principais lançamentos e tendências do Novo e do Velho Mundo. “A diversidade dos vinhos nacionais também estará bem representada por produtores de regiões tradicionais, como Serra e Campanha Gaúcha, e São Joaquim/SC, além de novos terroirs que vêm se destacando. A 3ª WSA será, certamente, uma feira histórica para o setor”, avalia o diretor.

Wine South America também conta com abrangente programação paralela

Além de conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante terá acesso a uma série de eventos paralelos. O Espaço Masterclass é um dos destaques da programação e conta com a curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS).

Projetado para ser um local de convivência e de aprendizado, o ambiente deve reunir profissionais do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos, realizar degustações e conhecer novas pessoas (veja mais detalhes na programação abaixo). “Sempre procuramos entregar muito conhecimento e nossa curadoria para o Espaço Masterclass está sendo direcionada a esse objetivo. Além de palestras e da abordagem de temas com profundidade, teremos muitas trocas de experiência e convivência. Será um ambiente fértil para o aprendizado”, ressalta Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.

Wine South America consolidou-se como a principal feira profissional de vinhos da América Latina

 

O auditório principal da feira vai sediar, já no primeiro dia de evento, a mesa-redonda “Raio-X do Mercado de Vinhos de janeiro a agosto de 2022”, com uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda. Na quinta-feira, um novo painel abordará o tema “O papel das redes sociais no mercado de vinhos”.

Juntamente com tintos, brancos, rosés e espumantes, a WSA também amplia as oportunidades de negócios com produtos correlatos, como destilados e azeites de oliva. Para participar da programação paralela é necessário adquirir o ingresso que dá acesso à Wine South America. Para algumas ações, é necessária inscrição prévia, visto que as vagas são limitadas. Acesse o site da WSA para saber mais: www.winesa.com.br.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários