Iniciou nesta segunda-feira, 19, a 16ª edição da Primavera dos Museus em Bento Gonçalves, o evento nacional que traz como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
O Museu do Imigrante preparou uma programação com o intuito de contribuir para o questionamento da instituição como parte integrante e ativa da comunidade do município. Deste modo, foi buscado uma perspectiva de novos olhares sobre o patrimônio histórico e sobre a acessibilidade e a fruição da cidadania cultural.
Conforme a museóloga Deise Formolo, as atividades dialogam com as pesquisas e com os programas do Museu, que objetivam ampliar os horizontes acerca dos discursos históricos da cidade. “Iniciamos com a exposição elaborada em parceria com a UCS, onde os conhecimentos técnicos e comunitários potencializam a proteção e valorização dos bens culturais da cidade. Outra atividade que reforça o diálogo do Museu com a comunidade, trata de uma oficina organizada e ministrada pela Cristine Tedesco, e que abordará a temáticas da acessibilidade em museus, tema crucial para pensar outras histórias e outros protagonismos”.
Exposição “Ateliê IV – Faria Lemos: olhares sobre a paisagem e arquitetura”
A exposição “Ateliê IV – Faria Lemos: olhares sobre a paisagem e arquitetura” traz resultados das pesquisas realizadas por alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul. No decorrer da disciplina, os estudantes realizaram uma imersão no distrito de Faria Lemos – Sede e Vale Aurora. Eles construíram leituras sobre as paisagens e edificações históricas, realizando análises sobre os símbolos, padrões arquitetônicos e suas complementações.
A mostra foi desenvolvida na disciplina “Ateliê IV”, sob orientação da Professora Margit Arnold Fensterseifer e Professor Matheus Gomes Chemello.
Período de visitação: de 16 de setembro a 11 de outubro, de terça a sexta-feira das 08h às 17h – sem fechar ao meio-dia, e sábados, das 08h às 12h e das 13h às 17h
Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Oficina Didática Museal e Percursos Táteis
A oficina gratuita “Didática Museal e Percursos Táteis” será ministrada pela professora Dra. Cristine Tedesco. Essa visa debater a acessibilidade por meio de percursos táteis, assim como, democratizar o conteúdo que teve acesso na instituição italiana Artedata, de Florença, em 2022.
As inscrições já foram encerradas.
Datas da oficina: 19, 21 e 23 de setembro de 2022.
Horário: das 18h às 21h.
Local: Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.
Roteiro Virtual Cultural – Faria Lemos
O roteiro virtual se configura como uma ferramenta de comunicação sobre os patrimônios históricos e culturais de Bento Gonçalves. Nessa 16ª Primavera de Museus, será lançado um itinerário dedicado ao Distrito de Faria Lemos com o intuito de mostrar as riquezas, diversidades arquitetônicas e paisagísticas do local.
O passeio inicia na Comunidade da Paulina e segue pela RS 431 até a Sede de Faria Lemos. Ao longo do caminho, são mostradas edificações características da imigração italiana, construídas por famílias oriundas de Treviso, como Simon, Dal Pizzol, Tesser e Rotava. Também é possível apreciar as paisagens dos vinhedos ao longo da estrada e as vistas do Vale Aurora e Vale do Rio das Antas no mirante do Campanário.
O link será disponibilizado no dia 23 de setembro nas redes sociais do Museu do Imigrante.
Material pedagógico: Outras histórias, outros protagonismos
Para encerrar a lista de atividades, a equipe do Museu do Imigrante organizará um material online contendo dicas de atividades a partir dos acervos e exposições da instituição. Além disso, serão mostradas possibilidades de uso dos espaços do Museu, bem como, a ida do mesmo até diferentes locais da cidade, a partir de ações extramuros.
O material online será lançado dia 25 de setembro nas redes sociais da instituição.
Mín. 14° Máx. 25°