Considerada a principal feira profissional de vinhos na América Latina, a Wine South America tem a Itália em parte de seu DNA: o evento, que acontece de 21 a 23 de setembro em Bento Gonçalves (RS), é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronefiere, responsável pela organização da Vinitaly, referência mundial no setor. Reforçando a importância da estreita relação Brasil-Itália, a terceira edição da WSA receberá o primeiro Master of Wine da Itália, Gabriele Gorelli, que vem ao País pela primeira vez especialmente para o evento.
A qualificação de MW é emitida pelo Institute of Masters of Wine no Reino Unido e é reconhecida na indústria do vinho como um dos mais altos padrões de conhecimento profissional. Gabriele Gorelli – MW nasceu e foi criado em Montalcino, Toscana. O vinho está presente em suas raízes através do avô, um pequeno produtor de Brunello di Montalcino. Gorelli participa regularmente em concursos de vinhos nacionais e internacionais como apresentador e juiz.
O MW italiano virá ao Brasil a convite da ITA – Italian Trade Agency, agência do governo italiano presente em 78 países, com a função de promover produtos e serviços italianos no exterior, bem como atrair investimento estrangeiros para a Itália. Na WSA, Gorelli conduzirá um ciclo de 6 masterclasses, levando os participantes a uma viagem pela Itália através de 36 rótulos de diversas regiões italianas.
Os encontros acontecerão dentro da enoteca italiana montada na feira pela agência de governo da Itália, na qual os visitantes poderão conhecer cerca de 120 rótulos trazidos para o Brasil por algumas das principais importadoras de vinhos italianos, além de outros 70 ainda inéditos, apresentados por 18 importantes vinícolas do país europeu que, assim como o Master of Wines, desembarcam no Brasil pela primeira vez para reforçar a presença italiana neste importante mercado. “A Itália é o maior produtor mundial de vinhos, com uma produção anual de 49,1 milhões de hectolitros em 2021, valor mais de 2 milhões de hectolitros superior ao da França, segunda colocada e que representa 18,5% da produção mundial”, informa Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.
Segundo o executivo, “a Itália também é líder no número de uvas autóctones, o que lhe permite colocar no mercado mais cerca de 3 mil variedades de vinhos, produzidos em todas as 20 regiões do país”. A participação italiana na Wine South America 2022, capitaneada pela ITA – Italian Trade Agency, faz parte de um amplo programa de iniciativas voltadas para o trade e o consumidor, que tem por objetivo aumentar a presença italiana neste importante mercado que tanto aprecia a produção enogastronômica italiana.
Mín. 15° Máx. 18°