O novo Fiat Fastback chegou aliando beleza, qualidade e ótimos preços. Com isso, a procura disparou desde o lançamento realizado na quarta-feira, 14 de setembro. O modelo SUV Cupé da Fiat já chega com um recado aos concorrentes. O posicionamento de mercado é cirúrgico e atinge, assim, o coração da gama de seus rivais diretos. Quatro deles em especial: Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross. Com preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, o Fiat Fastback vai para cima do quarteto, bem como de outros modelos entre os SUVs mais vendidos de 2022.
Em Bento Gonçalves, a Gambatto Fiat é uma das únicas revendas do Brasil com condições de fazer a entrega do novo Fastback para o consumidor em poucos dias. Eram 15 unidades no lançamento e agora são apenas 5. Além disso, os interessados têm até o dia 14 de outubro para garantir a compra com os preços de lançamento.
Diferente do Pulse, que é menor e tem tamanho próximo ao de hatches compactos, como o Argo, o Fastback é mais encorpado. São 4,43 metros de comprimento - ou seja, 33 centímetros a mais que os 4,10 m do Pulse - e um porta-malas gigante de 600 litros. O novo SUV também traz equipamentos relevantes já na versão Audace T200 (R$ 129.990). Há faróis e lanternas full LEDs, frenagem automática de emergência e multimídia de 8,4", por exemplo.
Outro destaque são os sistemas semiautônomos do pacote ADAS, como assistente de permanência e manutenção de faixa, e farol alto automático. Além disso, a versão mais barata vem de fábrica com itens como câmera de ré e sensores de obstáculos traseiros, carregador de celular sem fio (por indução), freio com acionamento eletrônico por botão e função Auto Hold (uma novidade em relação ao Pulse) e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Com poucos opcionais, o Fiat Fastback aposta, portanto, no recheio farto, com tecnologias desejadas no momento. E o preço competitivo o coloca na disputa até dentro de casa, contra o Jeep Renegade. Ou seja, o posicionamento do SUV cupê é a cartada da italiana para subir a percepção de valor da marca. Com o novo modelo, a Fiat sobe de nível e tem trunfos na manga, como os motores turbo e a imagem da divisão esportiva Abarth", destaca o diretor da Gambatto Fiat, Waldir Pulga.
Enquanto as versões Audace e Impetus usam o motor 1.0 turbo flex de três cilindros e até 130 cv de potência com etanol, o Fastback Limited Edition Powered by Abarth traz o 1.3 turbo flex disponível na Toro e no trio Renegade, Compass e Commander. São 185 cv de potência com etanol e um torque de 27,5 mkgf a partir de 1.750 rpm. É com este motor e o câmbio automático de seis marchas que a Fiat anuncia zero a 100 km/h em 8,1 segundos.
Ou seja, o Fastback não está para brincadeira. Ele tem desempenho para confrontar T-Cross Highline com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 mkgf. Ou Creta Ultimate 2.0 flex aspirado de 167 cv. Também poderá competir com o novo HR-V 1.5 turbo flex, que começa a ser vendido em outubro. Mas com preço do New HR-V EXL intermediário, que custa R$ 150 mil e traz o motor 1.5 flex aspirado de 126 cv e 15,8 mkgf, e o câmbio CVT.
Já na disputa da parte de baixo, o SUV cupê da Fiat chega com o 1.0 turbo flex mais potente do mercado (130 cv) e câmbio CVT que simula sete marchas. Assim, vem forte também na disputa com SUVs 1.0 turbo, como Tracker (116 cv) e Creta (120 cv) e o T-Cross (128 cv).
Consumo dentro da média
No Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Fiat Fastback não chega a ser o mais econômico. O SUV cupê recebeu "nota B" (geral e por categoria), mas, mesmo assim, fica na média do segmento. Na versão de entrada Audace, com motor 1.0 turbo flex T200 e câmbio CVT, faz média de 8,4 km/l com etanol e de 11,9 km/l com gasolina na cidade. Já na estrada, tem consumos de 10,2 km/l e até 14,6 km/l, na mesma ordem.
Com o motor 1.3 turbo flex, os números não mudam tanto. Faz médias de 8,1 km/l (E) e 11,3 km/l (G) na cidade, e de 9,7 km/l (E) e 13,9 km/l (G) na estrada. Para comparação, o novo HR-V 1.5 flex tem consumo de 8,8 km/l (E) e de 12,7 km/l (G) na cidade, e de 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G) em ciclo rodoviário. Já o Tracker 1.2 turbo flex de 133 cv e 21,4 mkgf tem consumo de 7,7 km/l (E) e 11,2 km/l (G) em perímetro urbano, e faz 9,4 km/l (E) e 13,5 km/l (G) na estrada.
Raio-X dos SUVs compactos
Porta-malas
Fiat Fastback - 600 litros (516 litros no padrão VDA)
Chevrolet Tracker - 393 litros (VDA)
Honda HR-V - 354 litros (VDA)
Hyundai Creta - 422 litros (VDA)
Jeep Renegade - 383 litros (320 litros no padrão VDA)
Nissan Kicks - 432 litros (VDA)
Caoa Chery Tiggo 5X - 340 litros (VDA)
Volkswagen T-Cross - 373 litros (VDA)
Comprimento
Fiat Fastback - 4,43 m
Chevrolet Tracker - 4,27 m
Honda HR-V - 4,34 m
Hyundai Creta - 4,29 m
Jeep Renegade - 4,26 m
Nissan Kicks - 4,31 m
Caoa Chery Tiggo 5X - 4,34 m
Volkswagen T-Cross - 4,20 m
Distância entre-eixos
Fiat Fastback - 2,53 m
Chevrolet Tracker - 2,57 m
Honda HR-V - 2,61 m
Hyundai Creta - 2,61 m
Jeep Renegade - 2,57 m
Nissan Kicks - 2,61 m
Caoa Chery Tiggo 5X - 2,63 m
Volkswagen T-Cross - 2,65 m
Mín. 14° Máx. 25°