As categorias de base do Esportivo seguem com chances de classificação na Liga Serrana. Após uma sequência de seis derrotas no início do campeonato, a equipe sub-17 do alviazul, agora comandada por Marcelo Nunes, emplaca cinco partidas sem derrota. Na última sexta-feira (16), o time de Bento Gonçalves superou o Aimoré pelo placar de 1 a 0, encostando nos adversários. A categoria sub-15 também segue na disputa por uma vaga à próxima fase.
Na sub-17, o Esportivo cresceu na competição e soma cinco jogos invicto, com três vitórias, diante do Gramadense, SulBrasil e, mais recentemente, Aimoré, e dois empates, contra o Novo Hamburgo e a AGE D10.
A equipe ocupa a 10ª colocação com 11 pontos, mesma pontuação que a AGE D10 e o Aimoré. As chances para alcançar a vaga à Série Ouro é remota, porém o clube busca garantir, no mínimo, a classificação à Série Prata, que reúne as equipes entre a quarta e a oitava colocação.
Na Sub-15, o Esportivo, comandado pelo técnico Rafael Mendes, ocupa a 8ª colocação com oito pontos, somando duas vitórias, dois empates e sofrendo cinco derrotas. O alviazul não tem mais chances de disputar a fase de mata-matas pela Série Ouro, porém segue na luta pela classificação à Série Prata.
Ambas as categorias têm compromissos diante do Glória de Vacaria, no Estádio Altos da Glória, e contra a SER Ivoti, em seus domínios.
A categoria sub-19, composta por atletas que estiveram no grupo principal na Divisão de Acesso de 2022, seguem treinando no Estádio Montanha dos Vinhedos visando o início da pré-temporada para o Campeonato Gaúcho de 2023. A categoria não disputará competições neste ano.
Em 2023, uma das categorias de base do Esportivo deverá disputar, ao menos, uma competição de base chancelada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).