O sommelier do Caitá Supermercados, Emmanuel Vinicius Franco de Abreu, de 35 anos, é um dos três finalistas do concurso de Melhor Sommelier do RS. A grande final do concurso acontece no próximo dia 22 de setembro, a partir das 14h, durante a programação da Wine South America, que acontece no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, entre os dias 21 e 23 de setembro.
O concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul é promovido pela regional da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e Vini, como é conhecido o sommelier do Caitá, irá concorrer com mais dois candidatos: Luis Gustavo da Silva Buske, 31 anos, gerente do Braziolli Restaurante, de Canela, e Nasser Augustus Najar, 29 anos, que foi sommelier da vinícola Pizzato, de Bento Gonçalves, por mais de um ano. Além do título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, o vencedor terá a oportunidade de participar de uma das turmas dos cursos avançados da ABS-RS, Master Países e Regiões ou Master Profissionais de Excelência, que iniciam no próximo ano. "Nunca pensei que ia chegar na final, mas estou encarando esse concurso como um autorreconhecimento. O conhecimento acumulado com uma série de degustações que tenho promovido com os clientes
Em uma prova prática serão avaliados diversos pontos, como a descrição de três vinhos às cegas, a identificação de cinco líquidos e o apontamento de erros em uma carta. Além disso, os candidatos apresentarão o serviço formal do vinho. A transmissão da prova será ao vivo no dia 22 de setembro, das 14h às 17h, pelo canal da ABS-RS no YouTube, e o resultado será anunciado ao final do concurso. O palco será em um dos salões da Wine South America e pela primeira vez terá presença de um público numeroso, pois os visitantes da feira poderão acompanhar o concurso de perto. “A seleção dos finalistas, que inicialmente tiveram de fazer uma rígida prova teórica, revela a diversidade dessa profissão, pois há um Sommelier de um restaurante, outro que teve experiência em uma vinícola e um terceiro que trabalha em um supermercado que é um dos locais onde os consumidores adquirem vinhos frequentemente”, avalia Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS. “Também será uma oportunidade dos profissionais de toda cadeia vinícola, além dos colegas Sommeliers, acompanharem as provas presencialmente, destacando o trabalho desse profissional que vem sendo cada vez mais valorizado”, destaca o presidente.
Elencam a banca avaliadora os jurados Adeliano Cargnin (chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho), André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia), Angélica Brandalise (gestora de projetos da cadeia de vitivinicultura do Sebrae RS), Babiana Mugnol (sommelière e jornalista do Grupo RBS), Daniel Panizzi (presidente da União Brasileira de Vitivinicultura), Deisi da Costa (a melhor sommelière do Rio Grande do Sul em 2021), Flávia Milanez Milaneze (CEO na Milanez & Milaneze S/A, promotora da Wine South America) e Marcos Antônio Ferronatto (presidente do SEGH Região Uva e Vinho). O júri será presidido por Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS. Ainda integrarão o grupo Andreia Gentilini Milan, Caroline Dani, Júlio César Kunz, Marcos Graciani, Maurício Roloff e Patrícia Binz, diretores da seccional gaúcha da entidade.