Duas empresas de Bento Gonçalves preparam juntas a ampliação do turismo na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Giordani Turismo e Grupo Miolo se uniram para tirar do papel o Trem do Pampa. A atração aguarda apenas autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para começar a funcionar. O trem irá funcionar na cidade de Sant'Ana do Livramento.
O Trem do Pampa irá se aliar ao roteiro enoturístico que leva até a Vinícola Almadén. Serão 20 quilômetros, da Estação de Sant'ana do Livramento até a Estação de Palomas. Operado pela Giordani Turismo, o passeio terá parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén. A Giordani leverá para o trecho o que há de mais moderno em termos de transporte sobre trilhos no país. A empresa colocará no trecho o primeiro VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) adquirido ainda em 2020 junto à empresa Marcopolo. Os trilhos utilizados pela Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, serviram para a realização dos testes com o novo veículo. O modelo adquirido, em primeira mão, pela Giordani tem capacidade para 100 passageiros, vista panorâmica e acessibilidade.
Confira como foi o teste do VLT da Giordani Turismo
A Giordani Turismo realizou a recuperação dos trilhos do trem no trecho de 20 quilômetros, enquanto o Grupo Miolo ficou encarregado da restauração das estações férreas da área central e de Palomas. De acordo com Adriano Miolo, a nova atração turística irá atuar em duas frentes, com turistas fazendo o passeio de trem a partir da área central e voltando de ônibus de Palomas, bem como um outro grupo sai de ônibus na área central e volta de trem a partir de Palomas. "Temos certeza que a chegada do Trem do Pampa, aliado ao novo espaço de enoturismo e o Free Shop da Almadén, irá mudar de patamar a estratégia turística de Sant'Ana do Livramento", destacou o empresário.
Mín. 14° Máx. 25°