A judoca bento-gonçalvense Érika Harter Knoll, da equipe Physio Judô, vai representar a cidade e o Estado, integrando a Seleção Gaúcha de Judô, na disputa dos Jogos da Juventude de 2022. A competição nacional, que iniciou no dia 2 de setembro e se estende até o dia 17, contará com a modalidade do judô em ação a partir de quinta-feira (15), na cidade de Aracaju-SE.
Essa é a primeira vez que a jovem atleta participa da competição. De acordo com o sensei Fábio Ruffoni, da Physio Judô, Érika foi revelada pelo projeto social da equipe em 2015. “Ela começou no projeto social na Escola Estadual José Farina, no bairro Licorsul. Érika foi uma das alunas que desde o início sempre teve muita dedicação e amor pelo judô”, relata.
Com a faixa marrom, Érika vai disputar o campeonato nacional – etapa 15 a 17 anos - na categoria até 52 kg. “Para todos nós da Physio Judô é uma satisfação e um orgulho imenso ver que uma atleta oriunda de um projeto social pode chegar lá. É uma experiência de vida única, pois se trata de uma competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e no qual grandes atletas olímpicos já participaram”, explica Fábio. “Estou bem feliz e animada, quedo dar o melhor de mim nessa competição”, pondera a jovem judoca.
Essa não é a primeira vez que um atleta da Physio Judô é convocado pela Seleção Gaúcha para a disputa dos Jogos Escolares. No ano passado, Bruno Ruffoni, na etapa de 12 a 14 anos. “Nosso judô é forte, estamos com atletas entre os quatro melhores ranqueados no Estado em suas respectivas categorias e, sobretudo, temos a função de prepará-los para a vida, para enfrentarem as adversidades com sabedoria e usufruir das conquistas com muita humildade e pés no chão”, relata Fábio.
Érika está próxima de se tornar faixa preta. Segundo Fábio, a judoca está cumprindo o seu período de carência e realizando o processo de cursos e exames junto à Federação Gaúcha de Judô (FGJ) para que, no final do na de 2023, torne-se mais uma atleta faixa preta da Physio Judô.
Mín. 13° Máx. 29°