Se você pensa que pendentes são itens de iluminação e decoração apenas para salas de jantar, sabe onde mais você pode usá-los para destacar e valorizar outros ambientes da casa. O efeito que esse modelo luminária confere ao ambiente é aconchegante, e com um bom design seu cantinho vai ficar incrível.
Na mesa de jantar
A altura deve ser entre 70 e 90 cm em relação ao tampo da mesa, dependendo do modelo. Se a lâmpada ficar exposta, por exemplo, evite a altura mais baixa para não ofuscar a vista.
Se o modelo escolhido não tiver um bom acabamento interno, ou se a lâmpada não for bonita o suficiente para ser revelada, prefira a medida mais baixa, para que o destaque fique para a forma e o acabamento externo do pendente. Essa variação de altura também vale para a composição com mais de um item.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Na mesa de centro
Pendentes acima da mesa de centro são simplesmente incríveis! Um pouco raros, porque é cada vez mais comum a sala de estar também acomodar a televisão, o que torna inviável a presença de um pendente no meio do espaço.
Mas se for essa a opção, saiba que o pendente pode ajudar a destacar a mesa de centro, orientando a circulação e ajudando a evitar tropeços, já que mesas baixas costumam ficar fora do campo de visão dos mais distraídos. Considere a mesma variação de 70 a 90 cm sobre a mesa lateral, que tem em média 40 cm de altura.
Na mesa lateral
Esse conjunto pode estar na sala ou na quarto. A altura acima do tampo deve variar de 30 a 50 cm. Uma solução sempre inteligente (e linda) para substituir o abajur e criar mais espaço na superfície da mesa de cabeceira para seus livros, porta-retratos, vasos, e o que mais você quiser deixar à mão.
Sobre a bancada da cozinha americana
Com a integração de salas e cozinhas surgindo como uma tendência cada vez mais forte, aquele balcão que divide os ambientes tem ganhado destaque. Muitas vezes são uma opção à mesa de jantar e, claro, a presença dos pendentes faz toda a diferença para deixá-lo devidamente iluminado. Considere as mesmas medidas da mesa de jantar, já que a função também é a mesma.
Vale lembrar que nessas situações o vão entre a bancada e o teto costuma ser menor, por isso, certifique-se de que a distância mínima entre o teto e o pendente seja de 30cm. Do contrário ficará esquisito e será melhor optar por spots ou uma luminária no teto.
Na varanda
A varanda é um lugar em que você pode usar pendentes de todas as formas já citadas aqui. Eu costumo dizer que varandas são espaços “bônus” para você estender o cômodo ou a atividade que mais gosta para além da parte interna da casa.
Então, se você quer ampliar a sua área de estar e recepção para convidados, o pendente poderá estar posicionado acima de uma mesa lateral ou de centro. Se você quiser ampliar a atividade da cozinha ou da sala de jantar, ele estará sobre uma bancada ou mesa para refeições.
Os pendentes podem ser a melhor alternativa para uma iluminação mais aconchegante, além de ser um elemento na decoração dos ambientes. Você ainda pode se inspirar e adotar essa solução para banheiros, mesas de trabalho e estudo, corredores de circulação. Conte com a ajuda de um profissional para te orientar na escolha e instalação
Mín. 15° Máx. 18°