A moradora de Bento Gonçalves, Andressa Aparecida Langner, de 33 anos, sobrevivente de um grave acidente que vitimou o seu marido, Rudimar Ribeiro, em Minas Gerais, retornou a sua casa no bairro Conceição após cerca de um mês hospitalizada no município de Fronteira, em Minas Gerais. O transporte foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, já que a família não tinha condições financeiras de trazê-la da cidade mineira para a Capital do Vinho.
Mãe de cinco filhos, dois meninos, de 15 e 7 anos, e três meninas, de 12, 5 e 2 anos, Andressa e sua filha, de 2 anos, sobreviveram ao acidente que ocorreu no dia 10 de agosto, na cidade de Fronteira-MG. Na ocasião, o marido perdeu o controle do veículo, quando trafegava pela BR-153 e, para não colidir de frente com um caminhão, jogou o carro para fora da pista, vindo a capotar várias vezes. Rudimar Ribeiro não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Andressa ficou exatos 30 dias no hospital. Ela foi submetida a uma grande cirurgia na região da coluna e, por isso, não podia viajar de carro, somente deitada. A orientação era de que ela fosse transportada em um avião ambulância, porém, a família não tinha condições financeiras de arcar com o transporte dela nesses moldes. Foi criada então uma mobilização na cidade para angariar fundos e trazer Andressa de volta à Bento Gonçalves.
Neste momento, a secretaria municipal de Saúde entrou em ação e se prontificou a fazer o transporte da paciente da cidade mineira. Segundo os familiares, o secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, não mediu esforços para viabilizar o transporte da paciente de volta para Bento Gonçalves. Eles também agradecem aos profissionais da ambulância, que foram de uma gentileza e um cuidado todo especial no transporte da paciente, em uma viagem com mais de 23 horas de duração. "Graças a Deus ainda temos pessoas no poder público que se importam com a dor dos outros", destacou um dos familiares de Andressa.
A ambulância trazendo Andressa chegou em Bento Gonçalves na manhã deste domingo, 11 de setembro. Ela realizou exames médicos na UPA e foi liberada para voltar para casa. Os familiares, amigos e vizinhos organizaram uma linda recepção para Andressa no bairro Conceição. Apesar da festa, a batalha pela recuperação de Andressa continua. Ela fraturou a coluna, vértebras e o braço, encontrando-se no momento acamada e sem poder caminhar.
Jantar Beneficente
A família de Andressa vai promover, no dia 8 de outubro, um jantar beneficente para auxiliar nas despesas de casa e com os filhos, uma vez que ficou cerca de um mês hospitalizada e terá mais um longo período de recuperação por conta das fraturas. Sem conseguir trabalhar, ela necessita de ajuda para que possa dar sustento aos seus filhos e seguir com a sua vida depois que se recuperar plenamente das cirurgias e das lesões.
O jantar será realizado no salão da comunidade do bairro Conceição. Os ingressos serão vendidos em breve pelos familiares. Além disso, doações podem ser feitas através do PIX de chave 07644813985 (CPF), que está em nome de Andressa Aparecida Langner. As pessoas que desejam ajudá-la podem entrar em contato pelo fone (54) 99632-0121, com Simone.
Mín. 14° Máx. 25°