O treinador Cristian de Souza, morador de Bento Gonçalves, onde iniciou sua trajetória como técnico, conquistou o acesso à Série A2 com o Monsoon FC, de Porto Alegre. O clube da capital derrotou o São Borja por 2 a 0, no jogo de volta da semifinal da Terceirona Gaúcha, neste domingo (11), e garantiu uma das vagas para disputar a Divisão de Acesso de 2023.
Logo em sua primeira competição profissional, o Monsoon FC conquistou a ascensão com uma campanha impecável: o time de Cristian de Souza somou sete vitórias e três empates e não sofreu nenhuma derrota. Na semifinal, o time porto-alegrense empatou em 1 a 1 fora de casa e conquistou a vitória por 2 a 0 em seus domínios para garantir o acesso.
Após bater na trave em 2020 e 2021 com o Veranópolis, caindo nas quartas de final da Divisão de Acesso, Cristian de Souza conquistou o seu primeiro acesso no futebol gaúcho. Neste ano, o treinador, que iniciou sua trajetória no Esportivo, após atuar dentro de campo no futebol amador de Bento Gonçalves, atuou nas três divisões estaduais: no Gauchão, comandando o Guarany de Bagé, na Divisão de Acesso, treinando o VEC, e a na Terceirona Gaúcha, sob o comando do Monsoon FC.
Na outra semifinal, após um 0 a 0 no jogo de ida, Bagé e Rio Grande voltaram a empatar, desta vez por 1 a 1. Nos pênaltis, o time Jalde-Negro levou a melhor nas penalidades, vencendo por 5 a 4 e garantindo o acesso e a vaga à final.
Com o acesso garantido, agora o técnico Cristian de Souza vai em busca do título. O primeiro jogo da final ocorre no dia 18, às 15, em local a ser definido. O confronto de volta está previsto para o dia 25, às 15h, no Parque Lami, em Porto Alegre.
O Monsoon FC:
O Monsoon FC conta com investimento de um grupo dos Emirados Árabes e que está instalado no Parque do Lami, em Porto Alegre, cuja estrutura pertence à família Assis Moreira, onde saíram grandes atletas do futebol brasileiro, como Ronaldinho Gaúcho e Tinga, e mais recentemente o volante Fred, do Manchester United, e o meia Raphinha, do Barcelona.