A preparação da equipe da Associação Garibaldi de Esportes (AGE) segue em ritmo intenso com vistas para a estreia na Copa FGF, que ocorre no dia 18, diante do Gramadense, no Estádio Alcides Santarosa. Após a eliminação na primeira fase da Terceirona Gaúcha de 2022, o time se reforçou significativamente para a competição estadual do segundo semestre para brigar pela classificação.
Para a Copa FGF, o Garibaldi manteve a sua espinha dorsal e a comissão técnica que atuaram na campanha na Terceirona Gaúcha, na qual o Garibaldi terminou na 3ª colocação do grupo B com sete pontos. O treinador Rodrigo Santos, que voltou ao clube no meio da competição estadual, após a saída de Iarley, conquistou duas vitórias, um empate e sofreu uma derrota na competição.
O clube se reforçou com atletas com vasta bagagem no futebol nacional e com a aposta em jovens promessas para mesclar a juventude com a experiência. O Garibaldi manteve nomes como o zagueiro Caio e o meia Diego Torres e contratou jogadores como os zagueiros Castro, ex-Unirb-BA, Léo Henrique, ex-Santos e Oeste-SP, o volante Alan Schons, ex-Brasil-FAR e os atacantes Tico, ex-Fluminense de Feira-BA, e Edgar, ex-Aimoré.
Em sua preparação para a Copa FGF, o Garibaldi já realizou um amistoso diante do Lajeadense, em Lajeado, sofrendo uma derrota pelo placar mínimo de 1 a 0. “Hoje podemos dizer que nossa equipe, em geral, está mais forte e mais preparada para a competição. Conseguimos melhorar, passar o nosso pensamento e modelo de jogo, pois quando chegamos no meio da Terceirona Gaúcha, por mais que tínhamos um jeito de jogar, o clube já tinha os seus jogadores e fizemos o melhor com o que tínhamos. Agora vimos as características que precisávamos e buscamos atletas em um projeto de mescla entre juventude e experiência”, explica o treinador.
O Garibaldi compõe o Grupo B da Copa FGF, ao lado de Gramadense, Atlético Carazinho, Brasil de Farroupilha, Glória de Vacaria e São Luiz. As equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em turno único. Na fase classificatória, o time garibaldense terá apenas dois confrontos em seus domínios.
No ano passado, a equipe de Garibaldi também participou da Copa FGF sob o comando de Rodrigo Santos, em sua primeira oportunidade como treinador de uma equipe profissional. Com cinco vitórias e cinco derrotas, o Garibaldi foi eliminado na primeira fase ocupando a 4ª colocação com 15 pontos somados. Naquela ocasião, apenas os dois primeiros colocados avançavam aos mata-matas.
Os jogos do Garibaldi na Copa FGF:
18/09 – Garibaldi x Gramadense – Alcides Santarosa, Garibaldi
21/09 – Glória x Garibaldi – Altos da Glória, Vacaria
26/09 – São Luiz x Garibaldi – 19 de Outubro, Ijuí
01/10 – Garibaldi x Atlético Carazinho – Alcides Santarosa, Garibaldi
A definir – Brasil de Farroupilha x Garibaldi – Castanheiras, Farroupilha
Mín. 13° Máx. 29°