Amora é o fruto da amoreira, uma árvore da família das Rosáceas. A amora tem um formato semelhante a um cacho de uva em miniatura e sua cor vermelha, vinho ou roxa é bastante característica. É possível consumir a fruta pura, a sua folha em chás e até a farinha da amora.
O consumo da amora traz diversos benefícios para a saúde, como ajudar a prevenir a anemia e o envelhecimento precoce, e a manter a saúde dos ossos. Além de ser aliada para quem quer emagrecer, uma vez que tem poucas calorias e muitas fibras.
Já o chá de amora é muito utilizado por mulheres na menopausa, por conter substâncias que imitam a função do hormônio estrogênio no organismo, auxiliando a combater as ondas de calor.
Propriedades
A amora é rica em vitamina C, vitamina A, vitamina K, fibras e magnésio, e pobre em calorias - uma xícara da fruta tem cerca de 62 kcal.Todos estes nutrientes tornam a amora benéfica para diversos mecanismos do bom funcionamento do corpo, inclusive para manter a saúde dos ossos.
Por exemplo, para uma pessoa que segue a dieta padrão de 2000 calorias diárias, uma xícara de amora (144g) tem 67% do valor diário recomendado de consumo da vitamina C.A mesma quantidade de amora tem 6,36% do ferro e 4% de proteína, fazendo com que ela seja uma boa aliada na prevenção da anemia.
Benefícios
Ajuda no emagrecimento
Contra o intestino preso
Ajuda o sistema imunológico
Previne o envelhecimento precoce
Prevenir a anemia
Pode ajudar a prevenir o câncer
Reduz sintomas da menopausa.
Ajuda no emagrecimento: A amora é rica em fibras e ajuda na sensação de saciedade.
Contra o intestino preso: Justamente por ser rica em fibras e também em água, a amora ajuda a regularizar o trânsito intestinal e a evitar a prisão de ventre.
Ajuda o sistema imunológico: Um dos "combustíveis" do sistema imunológico do corpo é a vitamina C, e a amora é rica neste nutriente.
Previne o envelhecimento precoce: A amora é rica em antioxidantes, e como todo o alimento com esta propriedade, ajuda a evitar a formação dos radicais livres e a prevenir o envelhecimento celular.
Prevenir a anemia: A amora é rica em vitamina C, nutriente essencial para a absorção do ferro pelo organismo, e também tem uma quantidade considerável do próprio ferro.
Pode ajudar a prevenir o câncer: A amora e outras frutas vermelhas, como a framboesa, têm antocianinas, que são considerados fitonutrientes anticancerígenos por retardar o crescimento de células pré-malignas e evitar a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam "alimentar" um tumor.
Reduz sintomas da menopausa: Este benefício é mais atribuído à folha da amora, preparada como chá. Isso porque ela é rica em fitormônios, que tem uma função no organismo bastante semelhante ao hormônio estradiol. Então ela pode ajudar a combater os sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor, insônia, secura vaginal, alterações de memória etc.
Como consumir ?
São várias as formas que a amora pode ser consumida, desde a fruta in natura, até sucos, chás, bolos e outras sobremesas que a utilizem em sua composição.
A amora pode, inclusive, depois de ser lavada e deixar escorrer o excesso de água, ser congelada, o que ajuda a aumentar o seu tempo de validade. Não consuma mais do que uma xícara da fruta por dia.