14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Movimento Negro Raízes participa de relançamento do Corpo de Lanceiros Negros de Caxias do Sul

No evento, o coordenador do Movimento apresentou a obra literária ‘A Matriz da Cultura Negra do Gauchismo’ a qual cita o grupo de Lanceiros de Caxias, a partir de uma dinâmica do Movimento junto ao CTG Trilha Serrana de Carlos Barbosa.

06/09/2022 às 16h33 Atualizada em 07/09/2022 às 01h00
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
A partir do relançamento, a proposta do grupo é realizar apresentações de temática afro-gaúcha a nível municipal, regional e estadual. Crédito: Divulgação/ Movimento Negro Raízes
A partir do relançamento, a proposta do grupo é realizar apresentações de temática afro-gaúcha a nível municipal, regional e estadual. Crédito: Divulgação/ Movimento Negro Raízes

A comunidade negra no Rio Grande do Sul ganhou mais uma conquista. No dia 30 de agosto, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, o evento de relançamento do Corpo de Lanceiros Negros no município. O grupo de Bento Gonçalves, Movimento Negro Raízes, participou do encontro. 

A cerimônia foi organizada em parceria entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e o Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE), com a participação e manifestação da coordenação grupo Movimento Negro Raízes, convidada pela organização do evento. O Corpo de Lanceiros Negros de Caxias do Sul, participará do desfile cívico do dia 07 de setembro e também no dia 20 de setembro em Caxias, composto de 50 integrantes para os desfiles.

Os Lanceiros Negros tiveram importante papel em um dos mais relevantes conflitos da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Tratava-se de um agrupamento militar composto somente por indivíduos escravizados, que iam a combate em troca de sua liberdade.

O grupo que homenageia esses homens foi originalmente criado em 2008, tendo importante atuação de resgate e divulgação da contribuição do negro na luta e construção cultural do Rio Grande do Sul. A partir do relançamento, sob direção de José Moreira da Rosa e Sérgio Ubirajara, a proposta do grupo é realizar apresentações de temática afro-gaúcha a nível municipal, regional e estadual. No evento, foi apresentada também a nova indumentária a ser utilizada pelo Corpo.

Em sua manifestação, o coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flavio enfatizou a importância histórica dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha, que por muito tempo foi invisibilizada. "Para nós é uma significância histórica, cultural, social não apenas para a comunidade negra, mas sim para todo o Estado. Os Lanceiros Negros não tiveram tanto espaço nas narrativas, não eram tão mencionados, mas agora a história fica mais transparente, dado a importância que tiveram na Revolução Farroupilha," relata. 

Em relação ao Corpo de Lanceiros Negros de Caxias do Sul, o coordenador do Movimento, apresentou a obra literária ‘A Matriz da Cultura Negra do Gauchismo’ de organização de Liliana Cardoso, sendo um dos coautores o próprio Movimento Negro Raízes, sendo que no capítulo de autoria do Movimento ‘O enlace entre a Cultura Negra e o Tradicionalismo’, há menção ao grupo de Lanceiros de Caxias, a partir de uma dinâmica do Movimento junto ao CTG Trilha Serrana de Carlos Barbosa, onde foram convidados a participar junto com o Movimento, o ex-vereador de Caxias do Sul, Edson da Rosa e o Tradicionalista Omair Ribeiro Trindade, que integraram o primeiro grupo de Lanceiros no ano de 2008 em Caxias.

O coordenador finaliza frisando a relevância desta ação. "Assim como todas as outras etnias são importantes na construção do Rio Grande do Sul, a negra também teve a sua importância e deve ser igualada as outras," explica. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários